sexta-feira, agosto 01, 2014

Vista da cidade do Porto

 E Viva

 o Porto!















Visitei o Porto, visita rápida como a dos médicos só que eu não tinha doentes à minha espera. E realmente a sensação é a de quem visita uma terra de gente doente na pessoa do motorista de táxi que me transportou da Estação dos C.F. ao Hotel.

Tristonho, revoltado, descorçoado, mal-dizente da vida… apenas a fé inabalável no seu F.C. Porto e no inefável e infalível Pinto da Costa, orgulho dos dragões, garantia de vitória.

Quanto ao resto é o desânimo, ou porque o Estado levou a casa construída com o dinheiro ganho em dezassete anos emigrado na Venezuela, ou porque, pura e simplesmente, não há trabalho, não há clientes.

Horas e horas ao volante de um táxi que não é dele, remunerado à comissão, para chegar ao fim do dia e levar para casa cerca de dez euros… e isto quase aos sessenta anos.

Vida cruel, esta: trabalha-se anos e anos, sabe-se lá em que condições, regressa-se à terra saudoso, constrói-se a casa sonhada e depois vem o cobrador de impostos e leva a casa…

Que importam os pormenores, a história... Os erros já estão feitos, as ingenuidades cometidas. Atrás daquele volante regressou ao ponto zero da sua vida, velho e gasto, ainda se tivesse vinte anos.

Penso na sociedade onde tudo isto acontece e neste capitalismo neoliberal que foi esperança e desafio depois do comunismo em que alguns pensaram que se poderia conseguir o paraíso na terra e agora com um capitalismo motor do desenvolvimento em que as forças reguladoras garantiriam o funcionamento para o bem estar para todos.

Mas a realidade foi outra. A cobiça, a ambição e a voragem de homens concretos de caras que agora vão aparecendo com estrondo nos jornais, fizeram das medidas reguladoras “gato sapato”, chamaram a si os políticos, gente fraca, sem forças para resistirem ao canto da sereia e o resultado é uma sociedade triste, empobrecida, de cidadãos resignados, à boa maneira portuguesa, sem saberem bem o que pensar.

 - … Mas o senhor tem dúvidas de que o F. C. Porto vai voltar ganhar outra vez o campeonato e iniciar um novo ciclo de vitórias?

 - Eu, não … com pena minha, sinceramente, não tenho, pensei mas não disse. 

Mas vendo bem, talvez aquele motorista de praça a começar a vida novamente a partir do zero quase aos sessenta anos, esteja mais precisado das alegrias do seu Porto que eu do meu Sporting. 

Site Meter