sábado, outubro 11, 2014

Interrompi o curso, estou perdendo aulas!
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 72



















Não aparece todo dia e as poucas vagas tinham sido disputadas por candidatos de todo o país e até do estrangeiro.

Ficasse o Coronel sabendo que entre os pretendentes encontravam-se argentinos. Argentinos, sim senhor. Ele, Venturinha, obtivera inscrição devido às boas relações que estabelecera com ilustres professores durante essa curta estada no Rio de Janeiro.

Curta? Cinco meses, o Coronel contava nos dedos: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio.

O Coronel tomara conhecimento das intenções de Venturinha através de longa epístola recheada de considerandos e de arrazoados, na qual o rapaz dava conta aos pais da resolução de prolongar os estudos, participando de importante curso sobre o Direito de Propriedade da Terra, necessário a quem quisesse advogar com sucesso na região; ser-lhe-ia de grande proveito.

Tropeçando na linguagem sibilina em que a carta fora vazada, linguagem de bacharel, o Coronel, imerso em dúvidas, ordenou ao filho que viesse a Ilhéus explicar-se melhor pois não pretendia nem achava possível decidir tal assunto por correspondência.

A seu ver, tendo completado o curso da Faculdade de Direito, ostentando o rubi no dedo anular, emoldurados e postos na parede da sala de visitas o diploma e o quadro de formatura, Venturinha estava apto a iniciar a carreira e a palmilhar o caminho traçado: advogar, casar com moça de família rica -  tão rica pelo menos quanto a dele -  fazer política, assumir as responsabilidades e os postos que lhe competiam.

 Para isso o Coronel trabalhara como um mouro, lutara de armas na mão, derramara sangue, correra perigo de vida. Não via necessidade de novos cursos, não já se formara e recebera o canudo de doutor?

Colocado contra a parede, Venturinha não teve jeito senão suspender a temporada carioca e vir argumentar de viva voz:

 - Interrompi o curso, estou perdendo aulas! -  Lamentava-se.

Enternecida, dona Ernestina erguia-se em apoio ao filho. Em geral não ousava discutir os planos do marido quando deles tomava conhecimento, o que acontecia raramente.

Mas, naquela ocasião, saiu de sua habitual pacatez para reclamar, com inesperada energia, a compreensão e o indispensável financiamento do Coronel para que o seu menino pudesse empanturrar-se de conhecimentos.

O que o menino queria era estudar, pretensão louvável, como impedi-lo?

 - Curso ditado por mestres consagrados, os maiores especialistas.

Perorava Venturinha parado no meio da sala, os braços erguidos para o alto.

Site Meter