sexta-feira, outubro 10, 2014

Se lembra de Venturinha, Maria Gina?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 71



















O sol lá estava em brasa marcando a hora, se o trem de ferro não se atrasasse, daí a pouco Venturinha desembarcaria em Taquaras.

Será que ele ainda se recorda de Maria Gina?

Natário a conhecia da Fazenda Atalaia, menina já destrambelhada, o olhar vago, sorrindo sem por que, mostrando as partes.

Venturinha experimentara mulher fazia pouco, vivia arretado, não podia ver rabo-de-saia.

 - Se lembra de Venturinha, Maria Gina?

A rapariga suspendeu a marcha, ficou parada no caminho segurando os galhos, fez um esforço; a memória vinha de longe, da outra banda, embrulhada, confusa de sonhos e visões:

 - Quem, seu Capitão? - Do Capitão, sim, ela se lembrava: quando o lobisomem começara a espancá-la, ele se intrometeu, tomou as dores da indefesa, partiu o lobisomem em três pedaços e o malvado nunca mais voltou a maltratá-la.

 - Não me lembro não.

 - Venturinha, o filho do Coronel, lá da Atalaia. Faz um tempão.

 - Do filho não se lembra não. Só se lembra do Coronel, ele
gostava de deitar mais eu, era bondoso.

Havia quem não quisesse andar com ela por ser lesa. Com medo de castigo do céu, pois essas criaturas pancadas são da estimação de Deus, quem delas abusa pode pagar caro, aqui na terra, ou depois quem sabe onde.

Venturinha não acreditava em agouros, derrubava Maria Gina debaixo da barcaça no cheiro do cacau posto a secar. Do Coronel, Natário nunca soubera nem desconfiara.

 - O coronel Boaventura?

 - Tinha o peito cabeludo, bom de passar a mão.

Recomeçou a marcha lenta, os olhos outra vez perdidos, os lábios abertos no sorriso de júbilo: ia à procura do rei da Babilónia, dono do sol.

 Meteu no cós da saia as moedas que o Capitão lhe pôs na mão.

O capitão Natário da Fonseca esporeou a mula, ganhou distância.

Se o trem de ferro cumprisse o horário, Venturinha não tardaria a desembarcar. Doutor formado. Será que ainda se recorda de Maria Gina?

6

Nem em Dezembro, tampouco em Maio: os planos do Coronel viram-se adiados novamente. Até quando? A pergunta ficara no ar, Venturinha não fixara data: o curso de especialização não tinha prazo certo para terminar. Prolongar-se-ia por alguns meses, cinco ou seis, quantos, exactamente, não sabia: no máximo até Dezembro. Mas como deixar escapar uma oportunidade daquelas?

Site Meter