segunda-feira, novembro 03, 2014

Com que propósito o convidara...
TOCAIA GRANDE

(Jorge Amado)

Episódio Nº 88














2


Nos quinze dias que se seguiram ao encontro na feira de Taquaras, Jussara Ramos Rabat, viúva e herdeira, perturbou as horas vagas de Fadul Abdala.

Que intenções ocultavam gestos e palavras, a insistência dos olhares, o langor da voz?

Sob a blusa de laçarotes e adornos, fechada no pescoço como determinam a modéstia e o pejo, debaixo da saia de montaria ampla e longa, o turco ainda assim adivinhava alentadas mamas, seios túmidos - bons de apalpar com as mãos como apreciava - o requebro e a grandeza dos quadris, a planície do ventre cobreado e a colina de musgo, boca do mundo temerosa e carente.

Despia Jussara da saia e da blusa, dos inúmeros ornatos, demasia dos requififes, e a via nua entre os animais no acorçôo da feira, nenhuma égua se lhe comparava em porte e em galhardia.

Ela lhe apeteceu e ele a desejou com tamanha intensidade a ponto de não conseguir possuí-la em sonhos, apesar de adormecer com o pensamento posto nela, no dengue extremo, na bizarria insólita.

Pobre de mim, dissera e repetira Jussara arrenegando sobre a viuvez e o comércio, dois problemas graves: que buscava com aquela litania?

Com que propósito o convidara a visitá-la em Itabuna?

Para oferecer-lhe emprego no balcão da Casa Oriental, propondo-lhe talvez interesse nas vendas, pequena participação nos lucros?

Trabalhar para os outros não o tentava, preferia mourejar sem descanso no que era seu, durante as noites e madrugadas de Tocaia Grande, sem ter a quem dar satisfação nem prestar contas.

Ou por acaso, sendo viúva e moderna, procurava marido que se ocupasse dela e do comércio de tecidos?

 Jovem, rica e tão formosa, deveria ter na cidade de Itabuna, no porto de Ilhéus, levas de candidatos rastejando a seus pés; por que haveria de sair atrás de um bodegueiro na feira de Taquaras em meio a mulas e a jegues?

Site Meter