sexta-feira, dezembro 19, 2014

Não pregou olho, maldita e desgraçada.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 128





















Jamais dera mostras de ciúme, não a guardara exclusiva para si em mancebia. De passo por Tocaia Grande tomava-a nos braços com arrebatamento e doçura, como se rabicho houvesse, ao menos isso.

Não trocavam palavras de carinho, juras e promessas e não era preciso, pois estavam juntos na cama. Cavaleiro e montaria, cavalgavam-se; cão e cadela, lobos esfaimados, devorando-se.

Nos intervalos conversavam sobre as roças e os familiares, preocupações e devaneios, a casa que ia construir para ele e Zilda no cabeço do morro.

Quando, Padrinho? Não corria dinheiro, não havia pagamento, não se papo bem-querer. Se por acaso Bernarda pretendia algo a mais, em nenhum momento deu a entender, insinuou ou pediu, contentando-se com o que ele concedia e consentia.

Mal sentada na trave de madeira da cama de campanha, velou o sono de Natário durante a noite aziaga. Não pregou olho, maldita e desgraçada. Abandonada.

Tanto sonhara e desejara tê-lo consigo por uma noite inteira! Sem que ela pedisse ou suplicasse, o padrinho decidira vir de moto próprio, sentira vontade ele também: ali o tinha, antes não o tivesse.

Alheio, indiferente, perdido para sempre. Voltara-lhe as costas, tudo se acabara. Pior que a ausência era o desprezo.

Quando o sentiu ressonar, enfim dormido de verdade, levantou-se de manso, acolheu-se no peito do padrinho como fazia antigamente: ele na rede de solteiro, ela menininha.

Recordou o bom e o ruim, a baba do pai em sua boca, a mãe morrendo inerme, a fome, a fuga e o reencontro, a primeira vez no catre da choupana e o par de argolas, brincos dourados, presente que dele recebera e vaidosa usava quando se juntavam.

Assim, passo a passo, foi se dando conta do aparente e do deveras e compreendeu que a zanga e o desprezo não passavam de engano e fingimento para ocultar ciúme e mágoa, dor-de-corno.

Sinal que gostava dela, não a considerava uma puta de coxia, igual a tantas outras com as quais se acasalava na perdição do mundo do cacau.

Tampouco rabicho passageiro que faz rir mas não faz sofrer. Antes da alva, tendo afastado o corpo de Bernarda de cima do peito, devagarzinho para não acordá-la, Natário se levantou, saiu para urinar e tomar banho.

Alvoroçada ela saltou da cama, colocou as argolas nas orelhas, correu atrás do padrinho.

Site Meter