quarta-feira, dezembro 24, 2014

NATAL











O Natal, para mim, foi uma festa de família da minha infância com luzes e bolinhas de cor numa árvore e... muitas prendas.

E digo foi, porque com o divórcio dos meus pais, era eu ainda muito jovem, e mais tarde com o meu próprio, o Natal passou a ter um sabor amargo.

É o que acontece com as festas de família, se estas entram em ruptura pela morte ou separação, o que era festa passa a ser também um momento de recordações sofridas.

Hoje, talvez a separação dos pais tenha entrado quase na rotina social mas não para os filhos, mesmo que eles silenciem, mesmo que finjam que está tudo bem.

O meu Natal era na casa do Poço do Bispo, em Lisboa, onde nasci e começava com a entrada porta dentro de um enorme pinheiro, talvez não tão grande como me parecia aos meus olhos de criança.

Depois da árvore entrava o peru, preto, enorme que ficava numa casa de arrumos até o embebedarem com aguardente e lhe cortarem o pescoço, operação que a minha mãe não nos deixava assistir.

Finalmente, o momento mágico, o do sapatinho na chaminé, do meu e o do meu irmão, alinhados ao lado um do outro sem esquecer um pratinho com bolos e um cálice de vinho do Porto para o Pai Natal em agradecimento e atenção pelas prendas que ele ia deixar.

Era uma noite de grande inquietação e mistério, longa que nunca mais acabava até ao momento da viagem à cozinha e do deslumbramento do espectáculo da chaminé repleta de embrulhos que eram carregados para o quarto e abertos nervosamente em cima das camas.

Do jantar de Natal lembro-me do peru, enorme, assado no forno de lenha lá de casa e que dominava no centro da mesa.

Estes foram os Natais que eu gosto de recordar porque todos os outros, a partir daí, tiveram o travo amargo da separação da família.

A todos vós que me acompanham diariamente ao longo do ano aqui no Memórias Futuras, desejo-vos uma boa Noite de Natal repleta de tudo o que pertence de acordo com os hábitos de cada terra e que a vivam com ternura no coração junto das vossas famílias.

Bom Natal!                                                                                      

Site Meter