quarta-feira, dezembro 31, 2014

Ocê gosta tanto assim do São João?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)


Episódio Nº 136


















- Olhou para fora, a chuva apertava no céu de chumbo: - O mês de junho tá chegando. Pra mim não há festa que se meça com a de São João.

Tendo esvaziado o peito, sentiu-se estouvada e triste; voltou a encostar-se inteira, mesmo chuviscada aquecia mais que a forja, seu calor queimava -  naquela altura já não interessava saber quem se renderia antes:

 - Não pensava pousar aqui por tanto tempo, tu me amarrou os pé. Mas tu nunca pediu pra mim ficar.

 - E carecia?

 - Pra tudo tu tem resposta, tu é o Capeta em pessoa. Já tinha acertado com Cotinha, mas por tu sou capaz de esquecer o São João.

 - Ocê gosta tanto assim do São João?

 - Por demais!

Ela desejava as fogueiras acesas, a batata-doce, o milho verde, as paneladas de canjica, as pamonhas, os manuês, o licor de jenipapo, os passos da quadrilha - merecia. As outras todas igualmente mereciam.

Tição correu a mão na bunda altiva de Epifânia. A negra Epifânia, mandona, ladina, os homens comendo em sua mão, arrastando-se a seus pés tratados no relho e na espora: derreada nos braços de Tição, sem ação, sem mando, quem diria?

 - Se ocê quiser pode ir brincar o São João num lugar maior, mais influído. Mas vá sabendo que de todo jeito, nesse São João vai ter festa em Tocaia Grande. Na véspera e no dia.

- Quem vai fazer? Tu?

- Também gosto e sinto falta.

- Tu vai fazer pra tua negra?

 - Pra ocê e pra todo mundo.

 - Negro arteiro que tu é. Só quero ver.

 - Pois vai ver.

Epifânia arrulhou, ganiu subjugada, fendeu-se num vagido:

 - Tou com um quebranto no corpo: tu me enrolou, botou  olhado em mim. Tu é Exu Elegbá, tu é o Cão.

 - Meu nome é Castor Abduim, as meninas me chamam de
Tição, um bom rapaz ou ocê não acha?

O vira-lata os acompanhou com o olhar quando tu e ocê, o malungo e a malunga, rindo um para o outro, voltaram para o quarto atrás da oficina: ao ouvir a rede gemer, Alma Penada escondeu o focinho entre as patas dianteiras e adormeceu.

Site Meter