terça-feira, dezembro 30, 2014

Ocê tá querendo ir embora, não é mesmo?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 135



















Na manhã de sol nem um raio de luz nem um pingo de calor.
Epifânia, quem sabe de propósito, o interrompeu:

 - Lugar mais atrasado nunca vi; aqui não se brinca nem o São João. Arrenego!

Mas ele prosseguiu e completou:

 -  Océ tá querendo ir embora, não é mesmo?

Epifânia marchou para Castor, se rebolando toda, o colo e os seios chuviscados. Ao chegar diante do negro colocou-lhe as mãos nos ombros largos e o afrontou, voz de queixa e desafio:

 - Tu não ia se importar nem um pouco. Sabichona, aproximou o corpo: conhecia seus poderes e as fraquezas do malungo. Ele refletiu antes de revidar:

 - O que ocê quer saber é se vou me danar, ficar embezerrado, pra rir de mim. Ocê é dona de fazer o que quiser. Nós não tem papel passado e não há bem que sempre dure, ocê mesmo disse e arrepetiu. Se alembra? Mas não diga que não me importo.

 - Importa nada. Tu não gosta nem de mim nem de nenhuma.
Mas um dia tu há de gostar deveras e aí tu vai sentir. Vai roer beira de sino, vai saber o que é bom. - Nos braços o envolveu.

- Como pode dizer uma coisa dessas? Que não gosto de ocê? Não tá vendo, não tá sentindo?

Sentia contra as coxas o retesado malho:

 - Pra ir pra cama tu gosta, sim. De mim, de Zuleica, de Bernarda, de Dalila, gosta até de Coroca, de qual é que tu não
gosta?

Cambada de bobas, tudo doida por Tição, a começar por eu. Diz-que em Taquaras é igual. Tu sabe o que tu é?

O corpo do negro junto ao seu, a tesão crescendo, a quem os poderes e as fraquezas?

Fechou os olhos: de que adiantava ser esperta, trapaceira? Enrabichada, consumida, terminava sempre por arriar as armas no auge da porfia.

- Tem vez que penso que tu não passa de um menino grande, sem juízo nem querer. Tu faz por parecer. Mas tu é o Capeta.

 - Océ ainda não arrespondeu: tá pensando em arribar daqui?

Sem desfazer o abraço, Epifânia afastou o corpo:

 - Tu quer mesmo saber? Nunca na minha vida passei um São João sem pular fogueira, sem assar milho, sem comer canjica, sem dançar quadrilha.

Site Meter