segunda-feira, dezembro 29, 2014

Quem já viu na terra caçador sem cão?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 134


















Pra quem é o primeiro gole da pinga que tu bebe? Não é pra ele? E arresponda: quem já viu na terra caçador caçar sem cão?

Exu não falta a quem goza de sua estimação.

Foi buscar água numa cuja. O cachorro bebeu avidamente.

Quanto aos restos de carne e de feijão, sobras da véspera, considerou-os com suspeita; demorou-se a cheirá-los, indeciso, duvidando lhe coubesse tanta sorte. Os olhos temerosos iam de Castor a Epifânia suplicando licença e garantia.

 Em outras ocasiões dera-se mal.
Cheia de dó, Epifânia empurrou o caco de barro com a comida para debaixo do focinho do coitado: só então ele engoliu o bolo de carne e de feijão de uma bocada - não fossem se arrepender.

Depois, estendeu a língua; lambeu a mão da negra que se acocorara ao lado de Tição.

 - Tadinho dele, morto de fome.

 - Judiaram do bichinho, tá com os quartos arriados. Foi corrido no cacete.

 - Com tanta lama não dá para atentar na cor, pra saber se é branco ou pardo, mas arrepare: tem uma mancha preta no peito, outra na testa. Vai ver, é até bonito.

 - Bonito?

Castor riu, incrédulo: coração de ouro igual ao de Epifania estava por nascer: soberba e embusteira, certamente, mas bondosa e prestativa como nenhuma outra. Estalou os dedos, chamando aquela alma penada - assim ela dissera condoída - que ali se refugiara:

- Vem cá, alma penada.

Num esforço, o cão conseguiu manter-se de pé, aos tropeços se aproximou. Latiu forte, a cauda ao alto, alvissareira: esquentara-se ao fogo, recebera água, comida e afeto. Por Alma Penada atendeu a partir daquele instante.

Afora Epifânia, autoridade em encantados e bruxarias, macumbeira, pessoa alguma soube jamais de onde o cachorro viera e como chegara até aquelas bandas. Não se teve notícia certa nem boato duvidoso, sequer um pode-ser-que-seja.

Ninguém o reconheceu nem o reclamou. Também não foi embora como Tição previra. Se dantes não tivera dono passou a tê-lo. Gostou da casa, reconheceu o amigo e o adotou.

3

Epifânia andou até à porta da oficina expondo-se à chuva miúda, ininterrupta: não dava para ver o céu. Lastimou-se:

 - Tou com um peso no peito, uma gastura. Até parece que me botaram olhado. É bem capaz.

Tição se levantou, queria tirar a limpo uma cisma que o espicaçava havia dias:

 - Ocê anda mesmo jururu. Océ tá...

Site Meter