sábado, dezembro 27, 2014

Da mesma forma como chegara iria embora.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 133




















O que veio com ocês.

 - Com nós? Com nós não veio nenhum cachorro, tu tá vendo assombração.

Se não viera com a tropa de Lázaro, com quem então? O dono há de aparecer, pensou o ferreiro. Na intenção de tirar o caso a limpo sentou-se na cadeira de Xangô: assim denominara um pedregulho quadrado, trazido da mata, colocado ao lado do peji.

 Estendeu a mão, o vira-lata tentou pôr-se de pé, mal conseguiu manter- se sobre as patas. Achegou-se a custo, descadeirado, agitando a cauda. Observando-o mais de perto, lasso e descarnado, transido e imundo, os ossos furando a pele, Tição concluiu tratar-se de cão sem dono, trota-mundos, em demanda de sobejo de comida e de cadela em vício.

 Da mesma maneira como chegara iria embora. De leve o acarinhou, coçando-lhe a cabeça. Depois apalpou-o com cuidado: recebera violenta pancada nas traseiras, ficara derreado.

Ganiu ao sentir a mão do negro tocar-lhe os quadris caídos, latiu quando a pressão se fez mais forte, mas não tinha osso
partido.

Enquanto durou o exame não deixou de festejar Castor, balançando a cauda enlameada, carente de pêlos, lastimosa.

Era de tamanho mediano.

2

Com os latidos, Epifânia veio curiosa lá de dentro ver o
que estava acontecendo. Um trapo de chita florada ao redor da cintura, os peitos à mostra, parecia imune ao frio da madrugada.

Espantou-se ao ver o cão, sujo e pedinchento. Perguntou, compadecida:

 - De onde saiu essa alma penada?

 - De lugar nenhum. Apareceu.

Como chegara, de onde viera, Castor não soube responder: de repente manifestara-se ali a quentar fogo. De repente?

Epifania não costumava se espantar: tinha decifração para as coisas mais difíceis de explicar. Nada lhe parecia confuso, ambíguo ou obscuro; para ela tudo era claro, de fácil entender. Tudo menos o negro Castor Abduim.

 - Reinação do Compadre. Referia-se a Exu, o traquinas, o pregador de peças. Assunte no que lhe digo, junte as pontas e desate o nó. Tu não dá comida pra ele toda segunda - feira?

Site Meter