sábado, dezembro 06, 2014

SANTARÉM



E porque a minha cidade é Santarém vamos contar em pormenor  a partir de um relato de Alexandre Herculano -  a aventura que foi a sua conquista por D. Afonso Henriques que ocorreu na madrugada de 15 de Março de 1147, sob o comando de próprio Afonso Henriques, não só numa estratégia de reconquista cristã rumo ao sul, encetada logo após a criação do Condado Portucalense, mas também porque era uma cidade muito rica.

Um escritor árabe, Razi de seu nome, escreveu: "... os campos podem dar, querendo-se,duas sementeiras por ano, tão boa é a terra de sua natureza".

Antes de atacar e conquistar Santarém, Afonso Henriques enviou Men Ramires à cidade com o fim secreto de estudar o local e ver por onde seria mais fácil escalar os muros. E ele assim fez: disfarçou-se de homem de negócios e observou tudo tal como o rei lhe tinha mandado. Desempenhada a missão fez ao Rei o relato do que tinha visto e ofereceu-se para ser o primeiro cavaleiro a trepar os muros e a levar o estandarte real.

Com o plano bem estudado, o rei saiu de Coimbra numa 2ª feira dia 10 de Março de 1147 na companhia dos seus cavaleiros Fernando Peres, Gonçalo Gonçalves, Pero Pais e Gonçalo Sousa.

Com dois dias de marcha mandou seguir à frente Martim Mohab para anunciar aos mouros que as trevas ficavam suspensas por três dias e na madrugada de 6ª feira acampou em Pernes com a sua pequena hoste e falou assim aos seus cavaleiros:

- "Combatei por vossos filhos e descendentes que convosco eu próprio estarei e nada haverá, na vida e na morte, que de vós me fará apartar."

E de seguida explicou-lhes o plano mas quando eles perceberam que a intenção do Rei era acompanhá-los no ataque tentaram dissuadi-lo. Em vão, o Rei respondeu que preferia morrer a não tomar Santarém mas para os descansar lembrou-lhes que em Coimbra os monges de Santa Cruz rezavam pela vitória.

Mandou então escolher 120 homens e construir 10 escadas e entregou cada uma delas a uma dúzia de homens. Esperavam assim, com as escadas, que a escalada seria mais rápida e segura e ao anoitecer puseram-se em marcha rumo a Santarém.

Já junto à cidade ouviram as vozes de dois mouros que eram os que estavam de atalaia e por isso a hoste escondeu-se numa ceara à espera que os vigias adormecessem. Logo que tal aconteceu, o Mem Ramires utilizou a ponta de uma lança para prender uma escada ao topo do muro mas ela caiu com grande estrondo sobre o telhado de uma casa.

Reagindo rapidamente, Mem Martins ordenou a Moqueime, que era um moço alto que lhe trepasse para os ombros e amarrasse a escada nas ameias e logo que ela ficou presa subiram sem hesitar e um deles hasteou o pendão real.

Entretanto, com o barulho os mouros acordaram e perguntaram: "Manhu? Manhu? (Quem é? Quem está aí?) e quando perceberam que estavam a ser atacados gritaram: "Anaçara! Anaçara! (Nazarenos, Nazarenos!) e logo respondeu Mem Ramires: - "Santiago e Rei Afonso!"

Fora dos muros, ouvia-se a voz do Rei invocando Santiago e a Virgem Maria, dando ordens de matança. "Matai-os a todos! Que nenhum escape ao ferro!"

Os que já tinham subido as escadas tentaram arrombar as portas mas sem o conseguirem pelo que os que estavam do lado de fora atiraram-lhes um malho de ferro por cima dos muros com o qual, os que estavam do lado de dentro, partiram os ferrolhos e todos entraram correndo.

Logo que passou a porta o Rei ajoelhou-se por um instante, agradecendo a Deus aquela vitória.

Muitos mouros morreram nessa noite e outros foram feitos cativos. Quando se fez dia, na manhã de Sábado, 15 de Março, já o Rei D. Afonso Henriques era senhor de Santarém que não mais deixou de estar na posse dos portugueses não obstante uma tentativa de reconquista em 1171 e, 10 anos mais tarde, em 1881, os mouros, terem feito uma 2ª tentativa que foi rechaçada pelas tropas de D. Sancho que estavam acantonadas na cidade.

Assim, com a nova designação de Santa Herene, antes era Shantarîm, a povoação medieval e o seu castelo ficaram para sempre para os portugueses com o nome actual de Santarém e as vistas maravilhosas das Portas do Sol - conquistada por Mem Ramires com a ajuda da escada, não se esqueçam -  sobre a planície ribatejana e que hoje é visita obrigatória com os seus lindos jardins. 


Aqui pode ver-se bem a escada conforme descrição feita.

Site Meter