segunda-feira, janeiro 05, 2015

Achei bonita, trouxe para tu
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 139



















Ficava fula, fora de si, ameaçava com paus e pedras, com ebós fatais. Certas raparigas suspiravam por Tição, negro bonito, mas arrepiavam carreira para não se expor a macumbas e mandingas.

Contudo, havia quem enfrentasse o risco: a ousada Dalila, por exemplo. Corpo fechado, nela nada pegava, nem veneno de cobra, nem bexiga, nem coisa-feita por cabrona despeitada.

Declarava-se filha de Obaluaiê, o Velho.

Malgrado as nove-horas e os calundus, valia a pena. Valia a pena ver Epifânia atravessar impávida o descampado fazendo frente ao sol: Castor enxergava lampejos de azul na pele negra de azeviche como outrora percebera variações de ouro na cútis branca de neve da Senhora Baronesa.

 Eis com quem Epifania parecia: com Madama. Eram as duas iguaizinhas: mabaças, irmãs gêmeas.

Na mesa de jantar na casa-grande a fidalga exibia no decote do vestido de Paris uma flor rara, colhida no jardim. Apenas o Barão saía a fumar na varanda ali ao lado o charuto que tanto a incomodava, a descarada chamava o lacaio com o dedo e lhe dizia:

 - C’est a toi, mon amour. - Alargava o decote revelando os seios: - Viens chercher... - a voz desfalecente.

Epifânia chegava com uma flor do mato espetada no rasgão da bata de baiana, curvava-se para que ele a retirasse e visse os mamilos tesos:

 - Achei bonita, trouxe pra tu. - A voz no último estertor.

Iguais no descaramento, na vaidade, no dengue, no capricho, duas iiabás iguais no despotismo. Uma e outra com a mesma única tenção: mandar nele, quebrar-lhe a castanha, pôr-lhe sela e freio, meter-lhe a espora.

5

Atravessar o verão foi fácil e agradável. Menina alegre, travessa, risonha, mulher sazonada, fogosa, limpa; companhia prazerosa na cama, no forró, na roda de coco, no almoço dos domingos, numa simples cavaqueira.

Onde aparecia era bem vista, saudada com alvoroço. Com ela a lavagem de roupa na correnteza do rio virava uma folia; sabia casos, tinha ditos engraçados.

 Admirada e temida, Epifânia se impôs, comeu e arrotou.

Site Meter