Aqui dentro só quem briga é mulher |
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)
Episódio Nº 153
Acostumara-se a fazê-lo a cada arrasta-pé: o reduzido
número de raparigas causava constantes desavenças, provocava desafios, rixas
ferozes. Fadul desapartava os contendores bastando-lhe quase sempre usar a
reconhecida autoridade moral: dono do armazém, credor de muitos deles.
Se necessário, porém, recorria à força
bruta. Sem levar em conta a presença silenciosa e hostil dos outros dois
vaqueiros, o turco, as mãos excessivas, os dedos de torquês, segurou pelo braço
cada um dos valentões colocando-se entre eles:
-
Aqui dentro só quem briga é mulher.
Homem, se qui ser, é lá fora, lá pode
até se matar, se tiver vontade. Aqui
é salão de dança. - Abriu as mãos deixando-os livres, olhou de frente os ajudantes
de Misael, o velhote e o rapazola, dirigiu-se a Pedro Cigano:
- Cadê a música, homem de Deus?
Resmungando sobre o destino que Guido
devia dar aos dois tostões - fique com eles, não preciso, meta no cu - Misael
se afastou seguido pelos paus-mandados.
Ainda bem que Guido não ouviu o
nhenhenhén: não costumava provocar mas, se provocado, não fugia, enfrentava.
Mofino não vinga na terra grapiúna, morre no berço ao menor sinal de caganeira.
Tornou-se evidente que Misael estava na
disposição de procurar pendência, quanto mais bebia mais lambanceiro se
tornava.
Exigiu fossem tocadas músicas de sua
preferência, afrontando
Pedro Cigano com moedas atiradas como
inhapa que o sanfoneiro recolhia sem se dar por afrontado; desentendeu-se com
um dos cabras do barracão de cacau por causa de Dalila, a quem queria de par
constante; gabou a excelência de seu cavalo Pirapora, proclamou-se gostosão,
rico e valente.
Bafo de onça, ronco de porco, lembrou o velho
Gerino que o conhecera em outras freguesias. Desafios e bazófias perdiam-se na
música, sapateado, no rumor da folia, no bafo da cachaça.
Iam festa e noite bem avançadas quando
nova discussão explodiu num canto de pouco movimento. De um lado, os três
vaqueiros: o chefe Misael, o velho Totonho e o moço Aprígio; do outro, três
mulheres: Bernarda, Dalila e Margarida Cotó com o cotoco de braço e a cara
sardenta.
O
que de começo pareceu simples desavença a propósito de pares para a dança, não
era nada disso: tratava-se de iníqua imposição dos tangerinos.
Devendo seguir viagem com o céu ainda escuro,
para ganhar tempo, exigiam que as três raparigas abandonassem imediatamente o
dançarás, pois não pretendiam sair de Tocaia Grande sem antes dar uma bimbada.
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