quinta-feira, janeiro 22, 2015

Aqui dentro só quem briga é mulher
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 153


















Acostumara-se a fazê-lo a cada arrasta-pé: o reduzido número de raparigas causava constantes desavenças, provocava desafios, rixas ferozes. Fadul desapartava os contendores bastando-lhe quase sempre usar a reconhecida autoridade moral: dono do armazém, credor de muitos deles.

Se necessário, porém, recorria à força bruta. Sem levar em conta a presença silenciosa e hostil dos outros dois vaqueiros, o turco, as mãos excessivas, os dedos de torquês, segurou pelo braço cada um dos valentões colocando-se entre eles:

 - Aqui dentro só quem briga é mulher. Homem, se quiser, é lá fora, lá pode até se matar, se tiver vontade. Aqui é salão de dança. - Abriu as mãos deixando-os livres, olhou de frente os ajudantes de Misael, o velhote e o rapazola, dirigiu-se a Pedro Cigano:

- Cadê a música, homem de Deus?

Resmungando sobre o destino que Guido devia dar aos dois tostões - fique com eles, não preciso, meta no cu - Misael se afastou seguido pelos paus-mandados.

Ainda bem que Guido não ouviu o nhenhenhén: não costumava provocar mas, se provocado, não fugia, enfrentava. Mofino não vinga na terra grapiúna, morre no berço ao menor sinal de caganeira.

Tornou-se evidente que Misael estava na disposição de procurar pendência, quanto mais bebia mais lambanceiro se tornava.

Exigiu fossem tocadas músicas de sua preferência, afrontando
Pedro Cigano com moedas atiradas como inhapa que o sanfoneiro recolhia sem se dar por afrontado; desentendeu-se com um dos cabras do barracão de cacau por causa de Dalila, a quem queria de par constante; gabou a excelência de seu cavalo Pirapora, proclamou-se gostosão, rico e valente.

 Bafo de onça, ronco de porco, lembrou o velho Gerino que o conhecera em outras freguesias. Desafios e bazófias perdiam-se na música, sapateado, no rumor da folia, no bafo da cachaça.

Iam festa e noite bem avançadas quando nova discussão explodiu num canto de pouco movimento. De um lado, os três vaqueiros: o chefe Misael, o velho Totonho e o moço Aprígio; do outro, três mulheres: Bernarda, Dalila e Margarida Cotó com o cotoco de braço e a cara sardenta.

 O que de começo pareceu simples desavença a propósito de pares para a dança, não era nada disso: tratava-se de iníqua imposição dos tangerinos.

 Devendo seguir viagem com o céu ainda escuro, para ganhar tempo, exigiam que as três raparigas abandonassem imediatamente o dançarás, pois não pretendiam sair de Tocaia Grande sem antes dar uma bimbada.

Site Meter