quarta-feira, janeiro 21, 2015

Por hoje basta, meninas, vamos brincar.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 152




















Verdade correntia em seguida comprovada: aproximando-se das baderneiras sujas de terra, arranhadas e cuspidas, seminuas, Tição -  ai, negro mais pachola! - ordenou sem levantar a voz:

- Por hoje basta, meninas, vamos brincar.

Cresceu o som da sanfona numa cadência influída, buliçoso, irresistível. Voltando as costas às façanhudas, o ingrato ferrador de burros ofereceu a mão a Merência, mulher casada e direita que desaprovava toda aquela cachorrada e saiu com ela a dançar.

Dalila enfiou a saia, retornou aos braços de Misael; Epifânia aos de Guido. Fadul tirou Cotinha: o turco era ainda maior do que frei Nuno de Santa Maria, mas tamanho não metia medo a quem se educara servindo a Deus nas alturas.

No jeito manso de sempre, o mesmo ar de cabra morta, nem parecia ter brigado, Zuleica aceitou o convite de Bastião da Rosa, o barba de ouro, descalçou os tamancos. No piso de barro batido perpassavam descalças, leves e ondulantes no lustre do suor, na fragrância do pituim.

Dedilhando a harmônica, batendo os pés no chão para marcar o compasso, Pedro Cigano dançava entre os pares no meio do barracão. Ninguém sentiu falta de Lulu Sanfona. A festa de Santo Antônio começava a se animar.

 10

Ai! - animou-se por demais o fovoco do Cigano. As confusões não se limitaram à troca de bofetes e de aleives entre raparigas: ocorreu mais e pior, desgraça e maldição. Os ânimos esquentaram-se, a coisa ficou preta, mas no momento do maior sufoco ouviu-se uma proclamação inesperada.

Coube ao árabe Fadul Abdala enunciá-la, porém o sentimento que a ditou era comum a todos os presentes, à exceção dos tangerinos com os gibões de couro revestidos de insolência.

Palavras simples – na hora devida se saberá quais foram - inscreveram-se no sangue.

Os aperreios recomeçaram com um bate-boca entre Guido e
Misael. Referente ainda à aposta feita durante a briga das mulheres, os dois tostões arriscados no rabo de Dalila, nas tetas de Epifânia.

Por algum motivo não revelado ou sem motivo, somente para provocar, Misael, após tomar uns tragos, proclamou Dalila vencedora e reclamou pagamento imediato.

Estranharam-se num intervalo da música enquanto bebiam do jenipapo de Cotinha, gostoso e forte. Chegaram às más palavras e às ameaças mas não foram às vias de fato, pois o Turco Fadul resolveu intervir.

Site Meter