quarta-feira, janeiro 14, 2015

Zu é doida por Tição, não tira ele da cabeça.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 146


















Viera como mulher da vida, queria que ele se desse conta, marcava a diferença: não ficava para passar a noite, continuar a vadiação, não se entregara de graça, por chamego.

Tomado de surpresa, Castor ficou a fitá-la atabalhoado, sem saber o que dizer. Constrangido, entregou-lhe umas moedas; ela as recebeu mas deixou-as cair no chão ao atravessar a porta da oficina.

Mansa chegou, mansa partiu, a cabeça erguida. Tição não riu, não debicou, não tomou o gesto de Zu como desfeita ou agressão.

 Uma lição, quem sabe? Só então compreendeu quanto a magoara - não por dormir com a outra mas porque ao fazê-la favorita, deixara Zuleica no rol das muitas, sem lhe dar a menor satisfação. Nem que ela fosse escrava.

 Na rede, pensativo, o negro atravessou a noite com uma dúvida cravada no coração: quando arfante o abraçara na hora do suspiro e do desmancho, Zu estava acabando junto com ele ou simulara o gozo cumprindo seu dever de mulher-dama competente?

Passou a tratá-la com extrema cortesia, a destacá-la sempre que possível se bem não tivesse voltado a convidá-la para a rede.

Ela se mantinha afastada, na opinião geral o xodó findara por completo, coisa do passado. Fazia-se difícil acreditar em Coroca quando, tranquila, reafirmava:

 - Zu é doida por Tição, não tira ele da cabeça.

Única a lhe dar razão, Epifânia acrescentava argumento poderoso: qual o motivo por que a sujeitinha não arranjara ainda frete com quem deitar de graça?

- Quem já viu puta sem rabicho, quanto mais nesse cu-de-judas onde não havia outros que fazeres?

Num domingo, após o almoço coletivo cada vez mais concorrido, estando todos reunidos a rir e a folgar, Merência – no fundo uma romântica - solicitou que Castor brindasse a assistência com algumas modinhas: ele sabia tantas!

 O negro anunciou que iria começar com uma cantiga da preferência de Zuleica:

- Uma que ocê pedia sempre pra eu cantar, se lembra, Zu?

- Qual? Já sei: Maria, tu vais casares? - Saiu do sério, bateu palmas.

Site Meter