sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Tu tá querendo mesmo que eu apare teu menino?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)



Episódio Nº 173

















- Eu? - Pegada de surpresa, Coroca se assustou, estremeceu

- Fiz muita coisa por esse mundo afora, tu nem pode avaliar, até de bexiguento já cuidei. Mas nunca aparei menino.

- Pois vá se preparando pra pegar o meu.

A velha emudeceu. Assistira a mais de um parto, aconteceralhe ajudar a aparadeira na hora do milagre trazendo bacia e água, os panos.

As parteiras, umas rainhas, competentes, compenetradas, o passo tranqüilo, o gesto medido, a palavra definitiva, sumidades nos povoados, nas mãos os poderes de Deus.

Quando voltou a falar, o fez com voz estrangulada, rouca de repente, provinda das entranhas:

- Tu tá querendo mesmo que eu apare teu menino? Tu pensa que sou capaz de fazer um parto? - Deixara de lado agulha e a linha, as peças a remendar.

- Vosmicê se dispondo pode fazer tudo o que quiser.

- Aparar um menino, ajudar ele nascer, ai, meu Deus bendito!

- Olhou as mãos magras, ossudas. - Possa ser que sim!

- Depois que eu parir, a gente vai ser comadre.

- Nós já é comadre desde à São João, tu se esqueceu?

Comadre de fogueira, agora nós vai ser de vida e morte.

Balançou a cabeça, a condenar-se:

- Dizer que eu tava querendo matar o pestinha antes mesmo dele nascer. Velha bronca, zureta!

Riram as duas mansamente, duas putas a quentar sol na porta da casa de madeira no arruado de Tocaia Grande, começo do verão.

Riso gratuito, o da velha e o da moça, igual viração alvoroçando a copa das árvores, arrepiando a correnteza do rio, riso de puro contentamento.

2

- Só pode ser aqui. -  Afirmou Ambrósio suspendendo a marcha.

A planície se estendia nos dois lados do rio, circundada pelas colinas abruptas. Espécie de cerrado raso, a vegetação rasteira e espessa cobria a margem esquerda completamente desabitada.

Na margem direita divisavam ao longe choupanas espalhadas ao léu, e mais próximo o correr de casebres alinhados à beira do caminho.

Avultavam contadas casas de telha, construções de madeira e uma de palha, vasto barracão no campo aberto:

- Bem o homem falou que era bonito. - Murmurou o velho.

- O Capitão. - Corrigiu a velha Vanjé. - Ele disse que era capitão. Capitão Natário.


Site Meter