segunda-feira, março 02, 2015

O meu Sporting, ontem, foi um leãozinho...
O Meu Sporting







O meu Sporting perdeu ontem com o Porto na cidade Invicta por 3-0 mas podia ter perdido por mais tal a diferença da qualidade dos jogadores e da exibição.
O Presidente Bruno de Carvalho, a quem eu chamo o Demónio da Tasmânia pela sua truculência e braveza, já de si baixinho, mal se via afundado no cadeirão do camarote de onde assistia ao jogo ao lado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting.
Sem juba nem garras, frágil, cansado, talvez por ter disputado um jogo na quinta-feira com os alemães, e perante um Porto competente, forte mas que não será o mesmo quando perder esse extraordinário jogador que dá pelo nome de Jackson Martinez, o meu Sporting foi um adversário tenrinho...
O resto foi a inspiração do espanhol Tello na conclusão de soberbas assistências e a colaboração da restante equipa.
No fim veio a provocatória pergunta ao treinador Marco Silva, se a equipa ainda tinha esperanças de ganhar o campeonato agora que já está a 12 pontos do Benfica.
No futebol, tal como na política, também há líderes demagogos, que fazem promessas irrealistas para agradarem às massas de adeptos e de votantes.
Há outros aspectos que também são importantes nas despesas de um Clube de Futebol mas, fundamentalmente, a que mais pesa são os encargos com o plantel de jogadores.
O Sporting há 3 anos atrás estava falido, prestes a fechar as portas e foi forçado a negociar a dívida, o que fez bem, e a reduzir drasticamente as despesas entre as quais, a principal, com os jogadores.
É verdade que este ano o Sporting já ganhou ao Porto e empatou com o Benfica mas isso não altera a realidade porque o futebol é um jogo e não uma equação matemática em que a soma das parcelas do valor monetário dos jogadores garante o resultado final de um jogo. Fosse assim e os estádios estariam às moscas.
Este ano o Sporting não está no mesmo campeonato do Porto e do Benfica. Disputa o 3º lugar com Braga ou Guimarães porque no fim de 36 jogos entre 18 equipas o que vem ao de cima é o valor dos planteis e, neste aspecto, o do Sporting está desequilibrado com os do Benfica e Porto.
O Sporting não pode competir financeiramente com os seus directos rivais acompanhando-os na aquisição de jogadores de valor e, portanto, não é justo que se lhe peça para discutir a vitória no Campeonato.
O que os seus sócios e adeptos devem pedir é que treinem bem, se preparem fisicamente e se entreguem ao jogo da alma e coração e tentem contrariar a matemática, ah!... e já agora que o Presidente não destabilize a equipa com o comportamento e reacções mais próprias de adepto da Clack da Juveleo.

Site Meter