quinta-feira, abril 02, 2015

António Zambujo - Pica dos 7

Talvez o amigo não goste tanto quanto eu do Pica dos 7. Tem a ver com a minha infância e os eléctricos nos quais nunca mais andei mas que nunca sairam da minha memória. Partiam do Poço do Bispo, onde tinha nascido e morava e que era começo da linha levando-nos-nos até à Baixa. Foi neles que a minha mãe me ensinou que devia levantar-me para dar lugar a uma senhora que fosse de pé. No eléctrico do 7 conta-se uma história de amor pela sedução de uma canção cantada no cangote da moça que a leva ao delírio interrompido pelo alicate do pica e acaba com a banda da Carris a tocar dentro eléctrico.
Era então ainda muito jovem e o eléctrico do Poço do Bispo era mais frequentado por operários que tinham um bilhete de 2 tostões só para eles. Para nós eram de 7... coincidência o pica do  7. Talvez não pareça mas como tenho uma recordação sentimental dos eléctricos parece-me o cenário ideal para um romance de amor...


Site Meter