quarta-feira, maio 27, 2015

A marca registada de Natário....
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)


Episódio Nº 253


















As filhas ajudavam-na na cozinha, aprendiam a temperar, a determinar os molhos e a pressentir o ponto.

Vindo da Atalaia, o Coronel tomara pelo atalho e passara por Tocaia Grande com o objectivo de estudar com Natário a localização de um grupo de sergipanos, esperados em ilhéus, procedentes de Estância, terra natal do fazendeiro - ao que se soube depois, aparentados seus.

 Aproveitou para percorrer o vale: ali estivera na safra passada, fazia mais de um ano. Já então o progresso de Tocaia Grande deixara-o impressionado, que dizer agora?

Visitou os roçados de Ambrósio, José dos Santos e Altamirando - Altamirando iniciara um criatório de cabras -  balançando a cabeça em sinal de aprovação. Entrou na casa de farinha onde estavam raspando mandioca.

Os estancianos iam ficar em boa companhia. A grande surpresa, porém, a lhe arrancar exclamações entusiásticas foi a obra do pontilhão que estava chegando ao fim. O vulto da empreitada, a qualidade do serviço e o acabamento deixaram-no maravilhado.

Lupiscínio e Guido, mestres carpinteiros, receberam com modéstia e satisfação os parabéns do Coronel.

Lupiscínio revelou, sem mágoa:

 - O coronel Robustiano achava que nós não dava conta. Contaram que para a conclusão da obra muitos haviam colaborado. O citado coronel Robustiano e o capitão Natário ali presente tinham entrado com o dinheiro.

Mestres pedreiros, Balbino e Bastião da Rosa, os oleiros Merência e Zé Luiz, o ferreiro Tição Abduim viraram carpinas e rapa-tábuas e até raparigas ajudaram.

Detiveram-se em casa de Bernarda, o Coronel desejou ver o menino que nascera por ocasião de sua estada anterior. Por ele erguera brinde de cachaça na venda de Fadul.

 Coroca passou um café, Bernarda não cabia em si ao exibir a cria, a cara do pai:
- A marca registrada de Natário...  - brincou o Coronel.

Esteve também na tenda de Castor cumprimentando Diva. Tocaia Grande já não era apenas um acampamento de raparigas, constituíam-se famílias: em seu percurso cruzara com Dinorá e com Isaura, vira Abigail na rua, encontrava-se agora com Diva, as quatro à espera de menino.

O Coronel voltou a recordar a previsão de Natário. Olhando, do alto cerro onde agora se erguia sua casa, o vale desabitado, a mata virgem, o cerrado inóspito, Natário enxergara o dia de amanhã.

Site Meter