segunda-feira, maio 11, 2015

Bem que eu disse... só cego para não ver.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 242





















Assim sucedeu; porém a gravidez não foi tão imediata. Somente depois de inaugurada a casa de farinha, Jãozé construiu com a ajuda do pai e dos irmãos um casebre de barro batido onde se alojou com a mulher e o filho.

Na casa da família, minguadas duas peças, nem sequer intentavam vadiar. Tanto eles quanto Lia e Agnaldo, quando o apetite crescia impositivo, refugiavam-se atrás das árvores, na mata, ou nos desvãos do rio para gemer e suspirar, às escondidas e às pressas.

No casebre reencontraram finalmente a paz da noite, refúgio e privança, sorriam um para o outro enquanto o menino ressuscitado dormia a sono solto.

 Dinorá voltou então a engravidar.

2

Diva, Isaura e Abigail embarrigaram uma após a outra com pequena diferença de tempo. A primeira a exibir o bucho foi Abigail, a mais jovem das três, amancebada com Bastião da Rosa, usufruindo das benfeitorias da casa do mestre-de-obras.

Tendo caiado o chato - assim Fadul rotulara a residência do pedreiro para distingui-la dos casebres vizinhos - , dado uma mão de tintam na fachada azul e nas janelas cor-de-rosa, cavado poço de água, acendido fogão de lenha, comprado em Itabuna cama e colchão de casal, de ferro a cama, de crina o colchão, pompas de coronel, tudo isso na idéia de se amigar com Diva, José Sebastião da Rosa não cultivou a dor-de-cotovelo.

Com rapidez a consumiu: pragas cruas e raivosas, breves considerações pessimistas sobre os sentimentos femininos, nenhuma demonstração de desespero, tampouco juras de vingança.

Aquela que ele tivera na mira e na cachola, a quem arrastara asa durante meses, preferira arrumar os trapos na tenda do ferreiro, deixando de queixo caído Durvalino e a maioria dos habitantes de Tocaia Grande, paciência! Não era a única e nem talvez a mais bonita donzela do lugar.

Quando a reviu na feira, chibante, de braço dado com Tição, desejou-lhe felicidades e partiu em frente.

Abra-se um parênteses no espanto dos profetas de meia tigela, ocupados a enfiar no rabo prognósticos e agouros, para proclamar ainda uma vez os méritos de Coroca.

 No mesmo momento em que os fofoqueiros se assombravam — ... largou Bastião no alvéu, preferiu o negro, cada coisa... — ela comentou com Bernarda enquanto a ajudava nos cuidados com o menino:

- Bem que eu disse... Só cego pra não ver.

- Comadre, não faça pouco do povo que só vê com os olhos de enxergar. Vosmicê vê com os olhos e com o entendimento.

Site Meter