sexta-feira, junho 05, 2015

Esperar para ver...
Esperar para ver














Ao nível da política nacional nada de novo: a Coligação vai metendo medo aos portugueses e o PS a tentar ser um factor de esperança e assim vai continuar a ser nestes meses inúteis até às próximas eleições legislativas em Outubro.

A nível europeu também não há alterações. Bruxelas e a Alemanha, mesmo que não o digam estão apavoradas com a possível saída da Grécia da zona Euro e a decisão final do empréstimo aos gregos arrasta-se por entre sorrisos e palavras de esperança dos intervenientes.

Os Deficits Orçamentais mantêm-se como um garrote aos países europeus do Sul enquanto que o Superávite Orçamental alemão parece não incomodar ninguém, sem nenhum tipo de consequências, mesmo sabendo-se que esses excedentes comerciais fazem falta e condicionam o desenvolvimento económico europeu.

Perante estes impasses momentâneos ditados pelo poder dos mais fortes em que a própria Alemanha, tão zelosa no cumprimento dos Tratados Europeus que a favorecem, já vai dizendo que eles podem  se alterar para satisfazer as exigências inglesas no próximo referendo entre ficar ou sair da Zona Euro, o que resta a nós, portugueses, especialmente a sul do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela que não seja o Jorge Jesus?

Ontem, por curiosidade, estive atento à reacção dos adeptos de ambos os Clubes e como era de esperar, o desespero é muito maior nas hostes benfiquistas com a passagem do seu amado treinador para o outro lado da grande-circular agora ao serviço do eterno rival Sporting havendo mesmo quem, no auge da revolta, se pronuncie a favor da morte de Jesus.

Se alguém neste momento precisa de segurança reforçada é o actual-novo treinador do Sporting e neste mundo de paixões avassaladoras só é de esperar que os ânimos acalmem até ao próximo embate entre as duas equipas na disputa da Super-Taça.

Abençoado futebol que a preço zero concentrou em si as atenções e nos livrou daquele inútil programa de governo, ou lá o que é, da Coligação de que não mais se falou nos média por critérios editoriais.

Eu estou curioso e expectante não sobre a qualidade de carácter do Presidente do Sporting que o Manuel José, antigo jogador e treinador conceituado internacionalmente, especialmente no Egipto, considerou de execrável pelo que fez ao seu colega Marco Silva acabado de ganhar para o Clube a Taça de Portugal e que ainda com 3 anos de Contrato foi despedido com Justa Causa e com Processo Disciplinar por motivos ridículos.

O Sporting tem um Conselho Leonino mas devia ter um Conselho de Ética para reprovar e condenar o comportamento deste senhor.

Quanto a Jorge Jesus, terminado que foi o seu Contrato com o Benfica, optou pelo Sporting numa jogada de grande risco desportivo, risco que ainda é maior por parte de Bruno de Carvalho porque a generalidade dos adeptos ainda vê em J. Jesus o “inimigo” e se os resultados não aparecerem vão ser ambos crucificados até porque, não esqueçamos, Marco Silva era o treinador de 97% dos adeptos do Sporting e o seu comportamento em todo este processo foi, no mínimo, de um cavalheiro.

Alguns Sportinguistas dizem agora que Jorge Jesus é o melhor treinador de futebol do mundo, só ao nível de José Mourinho e eu vou esperar para ver porque uma coisa foi vê-lo no Benfica e outra, muito diferente, é vê-lo agora no meu Sporting e, portanto, tenho que esperar para ver...

Se ser o melhor treinador é gesticular muito no seu espaço e fora dele junto às linhas do campo de futebol, então ele será, com o italiano Simeone do Atlético de Madrid, o melhor do mundo.

Site Meter