sexta-feira, julho 24, 2015

Assim Nasceu 

Portugal

(Amaral Dias)




Episódio Nº 24












Coimbra, Julho de 1117



Muitos anos mais tarde, Abu Zhakaria acabaria por nos revelar que foi por temor a duas meninas que Ali Yusuf mandou levantar o segundo cerco a Coimbra.

Suspeitava das origens nebulosas de Fátima e Zaida, e dos segredos inconfessados de sua mãe, Zulmira. Antes de sair de Marraquexe o califa ouvira apenas rumores, mas na véspera recebera certezas absolutas e, contaminado pela insegurança, imaginara um futuro periclitante para si próprio.

- Ali Yusuf era um cobarde – rematou Abu Zhakaria mas mandava em nós e, por isso Taxfin e eu abandonamos Coimbra deixando Zulmira, Fátima e Zaida prisioneiras.

Explicou-nos que Taxfin odiava aquele califa com aquela barba sempre com gotas de sopa, aquele cheiro enervante a âmbar, aquela voz áspera, a mania de bater com as alpercatas no chão para matar formigas, a predilecção feminina pelas pérolas, o turbantezinho ridículo sempre a deslizar para a esquerda.

O governador de Córdova achava-o um fraco, a quem nem o manto azul-escuro conferia dignidade.

Era a segunda vez que cercava Coimbra e se acorbadava!

Taxfin esperara um ano por este cerco, queria resgatar Zulmira, cuja ausência não suportava!

- Precisava daquela mão que se fechava na sua todas as noites – disse-me Abu, sempre poético.

E precisava das raparigas. Fátima fizera dez anos, era impertinente e rezingona, mas linda e adorável com os seus cabelos negros e longos, e Zaida era tão doce, meiga serena que Taxfin nunca sentia tanta paz como junto daquela pequena criatura de sete anos.

Os quatro costumavam cantar canções de Córdova, velhas melodias da Serra Morena, onde elas tinham nascido, músicas tão bonitas que conseguiam embalar a lua e as estrelas.

Estavam de certeza com os corações repletos de esperança, agora que o sabiam ali.

Abu Zhakaria era o seu melhor homem, o único que sabia a verdade sobre as crianças, e foi ele quem me relatou este episódio décadas depois.

Naquela manhã em Coimbra, tinha apenas dezoito anos, mas já combatia como um leão e pensava como uma águia. Arguto, alertara Taxfin que Ali Yusuf já sabia quem eram as meninas.

- Cuidado “wali”, o califa odeia homens como nós, de famílias andaluzes de Córdova, e só nos tolera enquanto estiver a lutar longe de Marraquexe.

Site Meter