quinta-feira, julho 23, 2015

Assim Nasceu 

Portugal

(Domingos Amaral)


Episódio Nº 23













Ainda zangado, Afonso Henriques lançou uma provocação vingativa a Fátima tentando ajustar as contas desfavoráveis da surra.

 - Afinal, ninguém vos vem salvar!

Estranhamente enervada, Dona Teresa voltou a repreender o filho:

 - Já vos disse para não vos meteres com mulheres! Olhai que ela tinha um punhal!

As crianças cristãs estremeceram, aflitas, como se a lembrança daquela furtiva lâmina que aparecera nas mãos de Fátima fosse um subtil sinal de que a imprevista retirada dos mouros não anulava os tenebrosos perigos do mundo.

Já Zulmira permaneceu calada, enquanto Zaida lhe dava a mão, á procura de protecção maternal, e Fátima mordia o lábio superior, odiando o universo inteiro.

Desligada daquelas infantis polémicas, Dona Teresa dirigiu-se a Bermudo, que a seguia como um cachorro segue o dono, e ordenou:

 - Levai dez homens convosco e mantendo-vos na peugada do califa durante duas noites, a ver se isto é truque para nos enganarem.

Bermudo pareceu atrapalhado com a pesada responsabilidade contudo confirmou que o iria fazer, com um aceno de cabeça.

Nesse momento meu pai e meu tio trocaram um olhar cúmplice, enquanto Fernão Peres de Trava dorria, agradado, como me disse depois Raimunda, a minha prima magricela que se especializara em espiar os outros e que foi a única que o viu sorrir.

 - Sei bem porque se sorri o galego ardiloso – acrescentou.

Naqueles dias, eu ainda não dava importância especial aos Trava, e apenas fiquei espantado com Afonso Henriques que não estava eufórico, como nós, com a partida do califa e das suas tropas.

Desapontava-o a inexistência de um verdadeiro combate, épico e memorável. Os mouros retiravam porque queriam.

Assim não os poderemos vencer, como meu pai fazia! -  exclamou ele.


As crianças só entendem o óbvio, nunca para além dele. No espírito infantil do meu melhor amigo não se levantara a questão essencial: porque partia Ali Yusuf sem batalhar? Sabia-se que o califa não estava doente, como no ano anterior...

Site Meter