quarta-feira, agosto 26, 2015

Foi ela que trouxe ocê.
Tocaia Grande
(Jorge Amado)




Episódio Nº 321

















Não vim na intenção de me amigar com tu e ser madrasta dele, juro por Deus. Só quero que tu deixe eu brincar com ele, me ocupar.

Tudo que é menino precisa de ter mãe e tudo que é mulher precisa de um filho, inda que seja uma bruxa de pano ou um homem feito.

Tu sabe que eu já tive um filho? Nunca contei, pra quê? Tinha a idade dele, quando morreu. Também um dia eu quis morrer, Tição.

 - Ocê fez bem de vim. Foi ela que trouxe ocê.

- Ela? Possa ser. Soube por Cosme, no caminho. Eu tava indo pra Itabuna, segui avante. Não tinha andado nem meia légua e dei de mim no rumo de Tocaia Grande.

O menino engatinhava buscando o regaço de Epifânia.

- Tovo gosta de ocê. - O negro falou como se estivesse dando as boas-vindas.

- É nome ou apelido?

- O nome é Cristóvão por causa de meu tio. Tovo é apelido que ela botou.

O menino estendeu os braços para o pai. Alma Penada cobriu o focinho com as patas. O negro Castor Abduim da Assunção acabara de chegar em casa, de volta das profundas do inferno.


9


Deus Todo-Poderoso, a Suma Sapiência, apenas ele e mais ninguém poderia saber se o Reisado de Sia Leocádia viria a se transformar com o tempo numa tradição de Tocaia Grande, repetindo o que acontecera em Estância.

Seu Carlinhos Silva previu que o mesmo ali sucederia: assertiva de simples mortal, não passava de duvidosa conjetura.

Nas ruas de Estância o reisado desfilara durante mais de quarenta anos: a fabulosa figuração do Boi e do Caboclo, os cordões de pastoras, o azul e o encarnado, a orquestra de sanfona e cavaquinhos, o bombo na marcação.

 O bombo arrastava a molecada, abria alas, levantava o povo.
O que viria a se passar com o Reisado de Sia Leocádia em Tocaia Grande, após aquele ano de triunfo e glória, só Deus sabia, se é que sabia.

Certo e bonito é que houve baticum, arrasta-pé, namoro, xodó, folia à solta enquanto duraram os ensaios, dos meados de Dezembro até a antevéspera do Dia de Reis.

Site Meter