quarta-feira, setembro 02, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 48



















O pobre Ramiro estava paralizado de deslumbramento em frente à bela moça. Sem qualquer embaraço, Chamoa deu-lhe um meigo beijo na cara e exclamou.

 - Não nos víamos há meses desde Ponte de Lima!

A vila organizava a maior feira entre Douro e Minho, onde as gentes iam trocar tecidos e alimentos. Alguma permuta devia também ter acontecido por lá entre aqueles dois, pois mal ouviu o nome da povoação, Ramiro corou fortemente.

- Estais mais magro, meu amigo – apreciou Chamoa, observando-a preocupada – Estais doente?

Paio Soares mantinha-se silencioso e intrigado, olhando à vez para o seu bastardo e para a rapariga. Já Men Ramires de Tougues fingia sorrir, evitando revelar o seu óbvio incómodo.

De súbito, Paio Soares perguntou ao filho:

 - Não me apresentais esta bela flor?

Chamoa corou batendo as pestanas. Uma coisa eram elogios de primos ou de rapazolas bastardos, outra, uma lisonja daquelas disparada por um dos nobres mais poderosos do Condado!

A filha de Gomes Nunes de Pombeiro e de Elvira Peres de Trava fez o que mandavam as regras: dobrou o joelhinho e executou uma pequena vénia, agarrando a sua dalmática azul clara com ambas as mãos.

Paio Soares sorriu e apontou para as nuvens cinzentas que carregavam o horizonte.

- Não há sol no alto do céu, mas há aqui na terra! Vois sois deslumbrante, Chamoa Gomes, deixai-me contemplar-vos!

Deu a sua mão direita à esquerda dela e obrigou-a a dar uma volta completa à sua frente, enquanto nos seus olhos se via agrado ao examinar os peitos da moça e a sua peideira.

A visada corou de novo e Ramiro, agastado com o piropo paternal, falou finalmente:

 - Conhecemo-nos em Ponte de Lima.

O pai desagradado olhou-o como se mira um tonto.

- Julgais que sou surdo? – A Chamoa acabou de o dizer!

Virou as costas ao filho e, com um gesto pomposo, ofereceu o braço direito à rapariga, ordenando-lhe:

 - Acompanhai-me, bela Chamoa.

Ela pousou o seu braço no do nobre e, quatro passos adiante, olhou divertida, para seu primo Mem Tougues, que ficara junto a Ramiro. Depois, voltou-se de novo para o distinto rico-homem e avisou-o:

 - Fiquei de esperar por meus pais à porta da Igreja!

Paio Soares acenou com a cabeça e os dois pararam no sopé  da escadaria do templo, a conversar, até aparecerem os familiares de Chamoa, que cumprimentaram o senhor da Maia, enquanto Mem Rodrigues de Tougues se acercava deles.

Quanto a Ramiro, permaneceu sozinho no meio do pátio, observado pela minha prima Raimunda, que se congratulava interiormente com as suas descobertas sobre a rival.

Chamoa era muito dada, bastaram-lhe uns instantes para a topar.

Site Meter