quarta-feira, setembro 30, 2015

Assim se deu a escolha dos padrinhos do menino Nado
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 350





















- Pra mim, a madrinha só pode ser comadre Coroca. Devo mais a ela do que a minha mãe, coitadinha.

- Pra padrinho, pensei em Fadu, a gente já se trata de compadre. - Desceu a mão dos cabelos para os seios da afilhada, dos seios para o ventre e brincou com os pêlos do xibiu.

Assim se deu a escolha dos padrinhos do menino Nado, filho de sangue de Bernarda e do capitão Natário da Fonseca, filho de criação de Zilda, madrinha de Bernarda, mulher do Capitão.

13

Vade retro, Satanás! - Exclamou frei Zygmunt Gotteshammer no momento culminante, da confissão da menina Chica, não tão menina pois ia completar quatorze anos nas vésperas de
São Pedro: das noivas de maio a única em condições de usar grinalda e véu na cerimónia do casamento.

Revelando decidido pendor para os detalhes e absurda inocência a respeito do que fosse e do que não fosse pecado venial e pecado mortal, a moleca do cordão encarnado, sem ruborizar-se - o que aliás iria bem com as cores de sua ala, relatou ao indignado frei Zygmunt as gostosas provações a que a sujeitava o namorado.

Balbino tinha morado em Ilhéus e conhecia as invenções das gringas: com elas Chica se comprazira.

Nem por incruenta, foi menos insana a luta que se travou no improvisado santuário entre o santo inquisidor e a mocinha do cordão encarnado. Diante do que, prazenteira, ela lhe narrou: escabrosos lances de dedo e língua, de sodomia -  ah, Sodoma rediviva!

- O frade lhe interditara véu e grinalda, os símbolos da virgindade. Mas a noiva, em obstinado preito, reivindicara seus direitos às flores de laranjeira, confeccionadas pelos dedos maneiros de dona Natalina, pois lá dentro da periquita - juro por Deus, seu padre! - Balbino nunca metera, Chica jamais deixara.

O demais que tinham praticado servira exatamente para impedir que ele lhe tirasse os tampos: onde o reverendo frei ouvira dizer que tomar no cu era o mesmo que dar a maricotinha?

Em Estância as moças casavam donzelas, em sua maioria, mas para aguentar a espera iam tomando nas coxas e no fíofó, que ninguém é de ferro, seu padre.

Frei Zygmunt a expulsou em latim, vade retro, Belzebu!

Noutros tempos teria usado o azorrague para exorcizá-la, retirar-lhe do corpo os demónios que o habitavam: nos bons tempos da Sagrada Inquisição.

Chica foi-se satisfeita, acreditando que o sacerdote a abençoava e com ela se pusera de acordo sobre o vestido de noiva. Rezou três ave-marias e um padre-nosso, pois o bom frei esquecera de lhe dar a penitência.

Site Meter