quarta-feira, setembro 16, 2015

Estado Islâmico

Estado de Terror
















O Estado Islâmico ataca em força na Europa, não directamente com o seu exército, mas através de centenas de milhar de pessoas que não aceitaram viver em escravidão e por isso fogem, atravessando de qualquer maneira e com muitas baixas, o Mar Mediterrâneo, até chegarem às praias do Sul da Europa e daí partirem ao assalto de outros países europeus, nomeadamente a Alemanha.

O dilema, por aquilo que é dito pelos próprios refugiados, é que nas suas terras a escolha é entre a escravidão total ou a morte impiedosa das formas mais cruéis como, por exemplo, lançados dos andares mais altos dos prédios.

Restou-lhes vender tudo, a casa, o automóvel, abandonar o trabalho e negociar com esse dinheiro a viagem para a Europa, alimentando as redes de traficantes das desgraças alheias.

Mas quem são estes tipos do estado Islâmico? – Que relação há entre eles e os outros, os da Al-Qaeda? - O que diferencia estes dois grupos?

O investigador americano J. M. Berger que esteve em Lisboa para apresentar o seu livro, “Estado Islâmico: Estado de Terror”, concedeu uma entrevista em que explica:

 - “Após o 11 de Setembro de 2001 o Afeganistão, a pátria da Al – Qaeda foi invadida e deixou de ser para eles um local seguro.

Saíram, espalharam-se por outros sítios, associaram-se a outros grupos noutros locais do mundo e começaram a mudar, passando a uma espécie de guerrilha já diferente dos actos isolados característicos da Al-Qaeda, e que lhes permitiu começar a obter o controle de um vasto espaço territorial com a intenção efectiva de o dirigir.

Esta é uma primeira distinção relativamente à Al-Qaeda. A segunda, é a criação de uma guerra religiosa entre as duas comunidades, xiitas e sunitas, estes caídos em desgraça depois da morte de Saddam Hussein, e que a Al-Qaeda pretendeu evitar.

Finalmente, uma terceira diferença, foi a de um nível de violência superior como se viu nos vídeos das decapitações.

O Estado Islâmico nasce no Iraque ainda sob a designação de Al-Qaeda, tendo, nas suas fileiras, elementos do antigo Bass, de Saddam Husseim, que são importantes na estratégia do grupo, ganhando depois destaque no campo da insurreição contra o ditador Assad, na Síria, não seguindo os mesmos métodos dos que estavam a ser seguidos no Iraque.

Eram menos violentos e estavam dispostos a trabalhar com outros grupos.

Assim, é natural, que tenham surgido divergências que não estão conciliadas entre estes dois grupos: o do Iraque e o da Síria, onde lutam entre si.

(continuamos amanhã)



Site Meter