terça-feira, setembro 15, 2015

Arriara agonizante entre o cabra e a esposa
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 337



















Ouviam-se rumores sobre o delicado assunto, falavam em desentendimento e em troca de palavras ásperas.

Por ocasião do imprevisto falecimento do pai, Venturinha se encontrava na Europa, no início de uma excursão projetada para se prolongar pelos cabarés e randevus das grandes capitais, Londres e Paris, Berlim e Roma.

 Não chegou a visitar Berlim e Roma, pois a notícia, retransmitida de Londres, o alcançara em Paris, apaixonado e perdulário.

Com bastante atraso: havia quase um mês que o Coronel jazia no cemitério de Ilhéus, no Alto da Conquista - cortejo fúnebre interminável, intermináveis discursos ao pé do mausoléu - e as missas de sétimo dia tinham sido rezadas, estando próximas as de mês: as encomendadas por dona Ernestina e as de Adriana.

 Inclusive o espírito do Coronel já se encarnara por mais de uma hora no corpo esguio e nervoso da médium Zorávia, na Tenda Espírita Fé e Caridade, solicitando a Adriana missas em intenção de sua alma e esmolas para os pobres, ajudando -o assim a deixar os círculos inferiores do Além onde vagava.

Nas ruas das cidades, sobretudo em Itabuna, os maldizentes, a par de tais fenómenos psíquicos, traduziam círculos inferiores por profundas dos infernos.

Línguas viperinas, não respeitavam os mortos.

Também se dizia a torto e a direito que a causa imediata da congestão que fulminara o Coronel fora a carta chegada do Rio de Janeiro na qual o filho lhe anunciava a partida para Londres a bordo de um paquete da Mala Real Inglesa.

Viagem de estudos com duração prevista de três meses. Solicitava o resgate de duplicata assinada contra um Banco igualmente inglês, empréstimo destinado a financiar a excursão.

Viagem decidida de última hora, Venturinha lastimava não ter tido tempo de avisar aos pais com a devida antecedência: quando recebessem a carta já estaria na Inglaterra.

Não tendo ainda endereço a comunicar, enviava o do Banco através do qual devia lhe ser remetida, com a natural urgência, forte soma de dinheiro: sendo quem era não podia fazer na Europa papel feio, de pobre-diabo, sem eira nem beira.

Reclamava numerário copioso e rápido: estudos em Oxford e na Sorbonne custavam os olhos da cara.

A carta chegara a Ilhéus e de lá fora remetida para Taquaras.

Obedecendo ordens estritas do Coronel, Lourenço, o chefe da estação da Estrada de Ferro, a enviara por um próprio à Fazenda da Atalaia: carta ou telegrama do doutor Venturinha mande em cima das buchas, por um mensageiro a cavalo.

Segundo contava o negro Espiridião, o Coronel mal concluíra a leitura da malfadada epístola. Dera um passo em direção a Dona Ernestina estendendo-lhe a folha de papel mas não conseguiu entregá-la, arriara agonizante entre o cabra e a santa esposa, junto aos pés de Sacramento.

Site Meter