sábado, setembro 12, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 57




















Foi a primeira vez que eu e Maria Gomes trocámos olhares, e encantei-me em instantes. A minha Maria tinha um ar plácido, tranquilo, uma doçura serena que me conquistou.

Porém, eu era envergonhado e ela também, e a nossa aproximação foi suave e tímida...

Ouviram-se os sinos a dobrarem, anunciando mais uma morte de Jesus, cumprindo a tradição que durava há mais de mil anos.

Todos os presentes se apressaram numa genuflexão colectiva, liderados por Teotónio, que pousou os joelhos no chão, fechou os olhos e permaneceu assim uns instantes.

Todavia, não resistiu a levantar ligeiramente a cabeça, para verificar se algum recalcitrante se recusava a imitá-lo.

Estavam todos de pescoço vergado: Dona Teresa e os Trava, as filhas dela e as sobrinhas dele, os nobres galegos nas filas de trás e do outro lado, também os Moniz de Ribadouro e seus filhos, bem como o bem aprumado Paio Soares.

O único que se recusara a olhar solenemente para o chão de pedra era Afonso Henriques!

O príncipe, apesar de se ter ajoelhado, observava ainda o banco onde estava Chamoa, como se aquele não fosse um momento de grave contenção.

E tão intenso era o seu olhar que a rapariga galega o deve ter pressentido, pois o prior viu-a devolver um radiante sorriso.

Irritado, Teotónio tossiu, atraindo a atenção de Jesus pregado na cruz, que abriu os olhos e o mirou, pensando talvez que aquele era o sinal de que tinha terminado a sua actuação.

O prior ignorou-o, mas não ignorou o príncipe. Franziu-lhe o sobrolho, repreendendo-o pela sua desatenção. Então, e com o respeito que sempre lhe dedicava, Afonso Henriques inclinou finalmente a cabeça.

Teotónio suspirou fundo, mais sereno, e depois de algum tempo deu o sinal de que o ritual chegara ao fim, o que libertou os presentes daquela obrigação.

Num instante, todos se levantaram e desataram a falar. A azáfama foi grande e o principal prejudicado da barafunda foi Paio Soares.

O antigo alferes tentou aproximar-se de Chamoa, mas esta, decerto, sem ter reparado nele, recuou uns passos, chegando-se para perto do seu primo, Mem Ramires de Tougues.

A deslocação da rapariga obrigou Paio Soares a parar no meio da nave central, sem destino evidente, momento que foi aproveitado por Dona Teresa e por Fernão Peres para se abeirarem dele e o saudarem, com inesperada cortesia.


Site Meter