sábado, setembro 05, 2015

Houve quem gastasse até ao último dez réis
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 330


















Sem sair do lugar, as pastoras movimentavam os pés nos passos do bailado, obedecendo à orquestra de sanfona, bombo e cavaquinhos.

A Senhorita Dona Deusa evoluía com o estandarte - uma face azul, a outra cor-de-rosa. Na azul, em letras cor-derosa, o nome do reisado: na cor-de-rosa, as letras eram azuis, feitas umas e outras com retalhos de fazenda: REISADO DE LEOCÁDIA BENVINDA DE ANDRADE.

Quem tiver seu boi
Que prenda no mourão
Que eu não tenho roça
Pra boi ladrão.

Os espectadores dividiam suas simpatias entre os dois cordões na disputa do estandarte: a Senhorita Dona Deusa o entregaria, no final, à ala que recebesse, em moedas de vintém e de tostão, maiores provas da preferência do público.

Houve quem gastasse até o último dez réis colocando-o no bolso do avental azul ou encarnado dessa ou daquela pastora.

Zinho, e Balbino se bateram níquel a níquel até ficarem limpos. Zinho, patrono de Cleide, a pastora Ribeirinha do cordão azul, Balbino sustentando as cores do encarnado na pessoa de Chica, filha de Amâncio, o Temeroso, menina-moça de olhares e requebros de mulher feita, a gentil pastora Juriti.

O Caboclo Gostosinho foi buscar o Boi e o trouxe de volta ao centro das alas depois de tê-lo levado a reverenciar o Capitão e Fadul, Coroca e seu Carlinhos Silva, sia Natalina, José dos Santos e sia Clara.

O palhaço Mateus fez sua entrada, vadiando com os meninos, gracejando com as mulheres, virando cambalhotas, a cara pintada com alvaiade.

Dirigiu-se ao Caboclo, propondo comprar- lhe o Boi por três vinténs:

Eu tenho um vintém
Jaci me deu dois
Pra comprar de fita
Pra laçar meu Boi

O coro das pastoras respondia:

Oi, iaiâ, oi
O Boi que te dá

Enquanto Mateus cantava sua parte, surgiu da escuridão o Jaraguá, envergando a horrenda vestimenta de Besta-Fera, o corpo escondido numa armação de varas de bambu, revestida de chita, uma carcaça de jumento fazendo as vezes de cabeça.

Investia em pragas e bufas, espalhava o povo, dava medo. As pastoras denunciaram-no:

Lá vem o Temeroso
Que bicho feio

Feio e malvado. Saltou sobre o Boi, lutou com ele - o Boi usando os chifres, Jaraguá armado de poderes infernais – em combate tremembundo, conforme comentou Mateus dirigindo-se à assistência.

Segurando o Boi pelos cornos, Temeroso o derrubou no chão e, sem piedade, o matou.


Site Meter