terça-feira, outubro 13, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)




Episódio Nº 82

















O de meu pai com Teresa Celanova; o meu com Maria Gomes; o do Braganção com Sancha Henriques; e o de Paio Soares com Chamoa.

Contudo, a mais perturbadora era a novidade final; Dona Teresa e Fernão Peres esforçavam-se por procurar um varão, e haviam folgado três vezes naquela matina, em três posições diferentes!

Meu pai e meu tio tinham empalidecido com o relato daquelas fogosidades extremas: um menino seria um rival perigosíssimo de Afonso Henriques, ao mesmo temo tempo um herdeiro legítimo e um Trava!

Aflitos, decidiram nada dizer ao príncipe, para não o perturbar e ordenaram a Raimunda que se calasse durante o jantar que estava a começar numa grande tenda.

A rapariga assim fez e dirigiu-se ao local depois de os deixar cá fora.

No recinto coberto, dezenas de servas, cirandavam carregando travessas com comida e jarros cheios de bebidas. Poucos dos convivas estavam sentados, a maioria alimentava-se de pé, com a boca cheia e às vezes arrotando, enquanto alguns lavavam as mãos em bacias ou as limpavam às napeiras.

Dona Teresa e Fernão Trava, de mão dada, conversavam com a irmã dele, Elvira, e seu marido, Gomes Nunes de Pombeiro. Do lado direito da rainha estavam os Celanova e, mais atrás, o prior Teotónio escutava atentamente o cavaleiro Gondomar.

Para a esquerda encontrava-se Sancha Henriques, carrancuda e sentada, ferrando os dentes numa peça de cervo, alheia a tudo e a todos.

À sua frente, em cima da mesa, via-se uma escudela de madeira, cheia de sopa, ao lado de uma grande metade de pão, arredondada, onde ela agora pousava a carne, lambendo os beiços primeiro e limpando depois à manga da dalmática azul.

A irmã Urraca Henriques vigiava-a, temendo uma nova investida do Braganção, que a olhava intensamente, qual cão com baba a escorrer-lhe da boca, trepidando de desejo, só os amigos o continham.

Afonso Henriques, Gonçalo de Sousa, eu e meus irmãos estávamos de roda dele, contando-lhe os feitos da caçada madrugadora.

Mais ao lado, Raimunda descobriu Chamoa de pé, fechando um círculo composto por sua irmã Maria Gomes e pelas três mouras.

A galhofa feminina tinha como óbvio motivo os rapazes, concretamente Afonso Henriques, pois era para ele que Chamoa olhava, batendo as pestanas, com os seus olhinhos de corça a chisparem.

Surpreendida, Raimunda não descobriu Paio Soares, e voltou a sair da tenda para o procurar. Cá fora, alguns nobres e damas trocavam cortesias, mas só quando rodeou o local viu, a vinte passos dela, meu pai, meu tio e Paio Soares a discutirem com ardor quezilento.

Discretamente, sentou-se de costas voltadas para eles e escutou-os.

Site Meter