sábado, outubro 03, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos do Amaral)

Episódio Nº 74


















A viagem de regresso foi um tormento. Primeiro, os desertos africanos, depois o mar Mediterrâneo, por fim as estradas hispânicas desde a costa até Córdova.

Taxfin sofreu dores inimagináveis, mas cerrou os dentes e aguentou calado. Regressava à sua terra, era tudo o que queria e mais valia isso do que estar algemado ao califa por uma ordem que, nove anos antes, parecia vitalícia.

Chegados a Córdova, rapidamente, ele e Zhakaria perceberam que a cidade lhes era hostil.

Taxfin fora destituído há nove anos, e o actual governador, que já era o terceiro wali depois dele, não gostou de saber que um antecessor regressara.

Embora Taxfin já não tivesse direito a habitar no Azzahrat, amealhara riquezas suficientes para viver com esplendor, ou para instigar revoltas locais.

O incumbente do palácio, temeroso, mandou os seus guardas vigiarem-no, e por isso, duas semanas depois, um dorido Taxfin decidiu rumar à serra Morena, para se instalar no belo castelo de Hisn Abi Cherif, cuja linda cor, o arenito vermelho, o distinguia num verdejante vale, e que pertencia à séculos à primeira família de Zulmira.

Com ele levou apenas Abu Zhakaria, que aos vinte e sete anos era um portento de agilidade, força e sabedoria, um dos melhores guerreiros que Taxfin alguma vez vira, e que o seguia com uma dedicação inultrapassável.

Meteram-se a caminho numa carroça e chegaram a Hisn Abi Cherif dois dias depois, sendo recebidos por duas velhas criadas de Zulmira, cuja lealdade à família se mantinha intacta.

Apesar da idade avançada, as serviçais haviam assegurado o asseio do castelo, cuidando com ternura do antigo jardim, onde nasciam o alecrim e a alfazema, no meio das margaridas e das rosas, bem como das hortas e pomares, onde pontificavam as tangerinas e as laranjas, as alfaces e as cenouras, que um adoentado almocreve trocava por outros alimentos quando por ali passava.

Contentes por reverem Taxfin, que recordavam com carinho, compuseram-lhe uma cama confortável, no velho quarto do casal, davam-lhe dois banhos diários e alimentavam-no com cozinhados suculentos, obrigando-o a beber elixires misteriosos, cujos ingredientes nunca revelavam.

Nas semanas que se seguiram, Taxfin deliciou-se com as al-zaitunas e com aruzz delas, doce devido ao al-sukkar que lhe juntavam; comia com gosto a sopa de isfinah  e trincava com apetite o jaballi, cuja carne elas compravam ao almocreve.

Em pouco tempo ganhou forças e ânimo, e começou a planear o resgate da sua família.

Porém, até para as velhas mouras do castelo era evidente que uma longa viagem a Coimbra seria fatal para Taxfin, e foi tomada a decisão de ser Abu Zhakaria a chefiar a expedição a Oeste, pois só ele, com a sua energia, a sua inteligência e a sua fidelidade, poderia ter êxito naquela aventura perigosa.

Site Meter