quarta-feira, outubro 21, 2015

O resto do enredo o amigo Natário conhecia.
Tocaia Grande
(Jorge Amado)




Episódio Nº 368


















Grato encargo, pois lhe permitiria cobrar-se de agravo antigo.

Terminou referindo-se ao nome do Capitão e, a partir daí,
Espiridião já não o perdeu de vista. Pôs-se no seu calcanhar, acompanhou de longe o encontro do cabra com o cabo Chico Roncolho, subdelegado de polícia de Itabuna chegado no trem de ferro, e, mantendo boa distância para não ser visto, pisou nos passos de Dalvino quando o cabra tomara o caminho para Tocaia Grande.

O resto do enredo o amigo Natário conhecia.

O negro lastimava apenas não ter atirado antes do miserável, evitando a morte de Bernarda. Mas, da porta enxergava mal o interior do quarto, imerso nas sombras da boca da noite.

Temera acertar na moça ou em Natário, só pudera descarregar a arma no clarão do tiro de Dalvino. Uma tristeza, a morte de Bernarda: era a rapariga mais bonita na vastidão do rio das Cobras, nenhuma se lhe podia comparar: uma estampa de folhinha.

8

Jacinta, dita Coroca havia muito tempo, por fim pareceu uma velhinha miúda e acabada, desvalida, como se a idade e o cansaço se lhe tivessem tombado, de vez e de repente, na cacunda.

Acocorada ao pé do leito de morte de Bernarda a fitar-lhe o rosto. Leito de morte, cama de campanha onde a formosa exercera o ofício de puta durante tantos anos e durante todos esses anos fora mulher apenas de um homem, o seu padrinho.

Duas vezes comadre. Coroca pegara o menino que ela parira; depois o batizara no altar da Santa Missão. Mais do que comadre, filha, pois quando se encontraram em Tocaia Grande e Coroca a adotara, Bernarda não passava de uma criança agravada pelo sofrimento: o cabaço comido pelo pai; a mãe entrevada na cama; crescidas ela e a irmã caçula, na fome e na porrada.

Fosse filha de sangue, concebida em suas entranhas, não seria mais querida.

No decorrer daqueles anos, habitando as duas a mesma casinhota mandada construir pelo capitão Natário da Fonseca, jamais uma má palavra, um gesto abrupto, cisma de qualquer espécie, a menor desconfiança se interpusera na perfeita convivência das comadres.

Meu Deus, de agora em diante como iria ser? Coroca abanou a cabeça, não queria pensar.

Não pensava em nada, não recordava o passado, acontecimentos, conversas, projetos, horas tristes e alegres, perigos, sonhos e festas. Estava seca e vazia como se lhe houvessem arrancado coração e tripas, a golpes de punhal.

Lavara o corpo de Bernarda e o vestira, penteara-lhe os cabelos escorridos e pendurara- lhe nas orelhas os brincos que o padrinho lhe dera de presente.

Pouco a pouco, o povo foi chegando para a sentinela. As raparigas trancaram os balaios, em sinal de luto.

9

Com meu silêncio eu lhes digo, comadres e compadres: nos tempos de antanho, nesta terra grapiúna onde cresce a lavoura do cacau, a mais bela e a mais rica de quantas no mundo se plantam e se cultivam, existia uma decência de palavra empenhada, uma nobreza de trato, não se fazendo necessário o uso de papel timbrado ou a apresentação de documento.

 Os cidadãos, os ricos e os pobres, os coronéis e os jagunços, tinham a mesma estatura na lealdade e no respeito, no brio e na honra.

A traição se pagava com a morte.

Muita coisa mudara, por fora e por dentro, desde aquele ontem quando se cruzava a estrada de bacamarte em punho e a confiança entre os lordes e os valentes era moeda preciosa e acreditada.

Agora manda outra gente. O rosto de Natário, pedra adusta, não deixava transparecer os amargos pensamentos, não reflectia a dor da ausência de quem fora amante e afilhada, quase filha.

Site Meter