terça-feira, outubro 13, 2015

Terra sem lei, nem de Deus nem dos homens
Tocaia Grande
(Jorge Amado)

Episódio Nº 361




















O nome, dado em homenagem ao crime, já diz tudo: eis como iniciou o Grande Inquisidor o seu sermão. Em resumo acusou Tocaia Grande de ser cidadela do pecado, Couto de bandidos.

Terra sem lei, nem a de Deus nem a dos homens, território da degradação, da luxúria, da impiedade, do sacrilégio, das imundas práticas do demónio, reino da danação de Satanás,

Sodoma e Gomorra reunidas, desafiando a ira do Senhor. Um dia a cólera de Deus irromperá em fogo, castigando os infiéis, destruindo os muros da maldade e da profanação, transformando em cinzas aquele covil de escândalo e de iniquidade. Assim profetizou.

Na hora da bênção, na agonia do crepúsculo, frei Zygmunt Martelo de Deus ergueu a garra adusta, traçou no ar a cruz da excomunhão, amaldiçoou o lugar e os habitantes.



COM A CHEGADA DA LEI A TOCAIA GRANDE,
AQUI SE INTERROMPE, AINDA NO COMEÇO,
A HISTÓRIA DA CIDADE DE IRISÓPOLIS

1

Valhacouto de bandidos, assassinos sem lei e sem rei, clavinoteiros e marafonas - excomungara o enviado de Deus.

Urgia pôr um freio à violência e ao deboche, dar cobro à desordem e à vilania: decretaram os sabidórios e os chaleiras.

O rumor cresceu em exigência no Fórum, na Municipalidade, na Matriz, no cabaré.

A tradição era o caxixe, a tocaia, a jagunçaria, deles decorriam a propriedade e a lei. À frente de seu exército, o rei montou o cavalo herdado e partiu a impor regra e compasso, autoridade e obediência, onde somente houvera liberdade e sonho.

Do anátema do Inquisidor à marcha dos soldados, foi pequeno o passo, cobrindo justo a distância entre o inverno dos sermões e o verão dos tiros, entre a vida e a morte, entre o homem e o súdito.

Inda mais curto foi o tempo de combate: dos recados à ocupação, o que se passou, passou-se em poucos dias.

2

O recado do coronel Robustiano de Araújo alcançou o capitão
Natário da Fonseca de volta da Fazenda Boa Vista onde a colheita viera de terminar e a safra, no vigor das roças novas,
 ultrapassara os cálculos mais otimistas.

 O Capitão previra chegar um pouco além das seiscentas arrobas, passara das setecentas.

Cacaual assim tão bem tratado, antes somente o da Fazenda da Atalaia. Depois nem esse, apesar da assistência do doutor Luiz César Gusmão e das modernas teorias sobre o cultivo do theobroma cacao, árvore esterculiácea - na pernóstica expressão do engenheiro-agrônomo.

Doutor Luiz César Gusmão, com toda sua ciência agronómica, esteve a pique de ser despedido quando Venturinha, o patrão, de retorno do Rio de Janeiro onde fora tomar um rápido banho de civilização em companhia de Ludmila Gregorióvna e do irmão Piotr, deu-se conta da queda de volume da safra se comparada com a do ano anterior.



Site Meter