terça-feira, novembro 17, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral) 

Episódio Nº 111



















Na cama, semi-nus, estavam Fernão Peres de Trava e a rainha, nos seus jogos amorosos, mas nem essa visão deteve Afonso Henriques.

 - Por que me haveis mentido? – gritou.

O seu berro ouviu-se pela casa toda. À porta do quarto da rainha juntou-se um preocupado grupo, que incluía as duas irmãs do príncipe, Urraca e Sanches Henriques, bem como o marido da primeira, Bermudo, e ainda as três mouras.

 - Como vos atreveis? . replicou Dona Teresa.

Fernão Peres de Trava saltou da cama e enrolou-se num manto escarlate, protegendo o seu exposto corpo.

Afonso Henriques ignorou-o e os seus olhos fixaram-se na mãe, que se cobrira rapidamente com um cobertor de seda.

- Por que me haveis traído? – perguntou.

Dona Teresa parecia confundida.

- De que falais?

Então Afonso Henriques recordara a conversa da véspera e Fernão Peres de Trava pasmou-se. A rainha não lhe dera a conhecer as promessas trocadas.

Aflita, sentindo-se a perder a confiança do amante, Dona Teresa declarou.

 - Disse-vos que tinha dúvidas da lealdade de Paio Soares!

Nunca vos prometi nada! Hoje de manhã o Fernão conversou com o Paio e ficou tudo esclarecido!

O seu amante relaxou aliviado. Porém Afonso Henriques berrou.

- Mentira! Haveis dito que não iam casar, que Chamoa seria minha!

Apontou para Fernão Peres e prosseguiu:

 - Agora que ele está aqui falta-vos a coragem! Foi ele que vos fez mudar de ideias! O vosso amante é mais importante que o vosso filho!

O Trava enrolado no seu manto falou pela primeira vez.

 - Príncipe, se já eram conhecidas as intenções de vossa mãe em casar Chamoa com Paio Soares, porque a haveis seduzido?

Com habilidade manipuladora, o nobre galego tentava inverter a situação mas o príncipe não deixou.

 - E como podia saber das vossas ideias? Acaso me informaram delas? Governais o Condado na vossa cama! Casais os meus melhores amigos e nem sequer me consultais!

Atrapalhado pelas duras acusações de Afonso Henriques, o casal de amantes não reagiu e ele continuou.

- Mas isto, isto é muito mais grave! Fui falar convosco ontem! Pedi-vos que cancelassem o casamento de Chamoa com paio Soares! Disse-vos que me enamorara dela! Não vos interessam os meus pedidos?

Com uma voz serena e pausada, e depois de um curto silêncio, Fernão Peres tentou chamar o príncipe à razão.

Afonso VI ameaçou Toronho! Casar Chamoa com Paio Soares anula esse desejo bélico, sem ofender o novo rei. Já o vosso casamento com Chamoa seria perigoso, pois Toronho passaria a ser pertença do Condado Portucalense e não do reino de Leão, Castela e Galiza!

Desejais uma guerra com vosso primo?

Mantendo o mesmo tom de voz calmo o nobre galego admitiu:

 - Não podeis enfrentá-lo, não tendes força para tal. A Galiza e o Condado terão de unir-se devagar, passo a passo, a vossa pressa é má conselheira.

Irritado com as insinuações do Trava de que ele era impetuoso mas pouco inteligente, Afonso Henriques gritou-lhe:

 - De certo julgais que sou estúpido? Todo o Condado conhece a vossa vontade! É por isso que quereis tempo! O receio de perder Toronho é uma miserável desculpa!

Com asco estampado no rosto, o príncipe exclamou:


- Afonso VII tem mais que se preocupar do que com Toronho! Se me casasse com Chamoa e lhe fosse prestar vassalagem a Ricobayo, meu primo esquecia qualquer agravo!                                                                                        

Site Meter