quarta-feira, novembro 18, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral) 




Episódio Nº 112
















Na cara de Fernão Peres nasceu um misto de admiração e espanto. Por um lado, surpreendia-o o conhecimento que o príncipe tinha das intenções íntimas da mãe, por outro admirava os seus raciocínios rápidos sobre os supostos desejos de Afonso VII.

A surpresa venceu a admiração, pois sorriu levemente e murmurou:

- Estais bem informado. Suspeito que andais a espiar a rainha.

Dona Teresa, indignada, explodiu:

 - Meu Deus, e chamais-me traidora!

Afonso Henriques ignorou este contra ataque e enfrentou a mãe.

- Se não for cancelado o casamento de Chamoa com Paio Soares, não vou a Rocobayo prestar vassalagem a meu primo!

Dona Teresa mostrou-se verdadeiramente espantada.

O que dizeis? – balbuciou.  – Estais louco?

A cerimónia de coroação de Afonso Raimundes como Afonso VII estava marcada para breve, e já chegara a Viseu a notícia de que o novo rei exigira aos principais nobres de Leão, Castela e Galiza, se dirigissem a Ricobayo, onde teriam de lhe prestar vassalagem.

Dona Teresa também teria de se apresentar, bem como o seu filho, o herdeiro do Condado de Portucalense. Não o fazer seria um insulto, que só poderia trazer desgraças aos ausentes.

Nem isso fez recuar o príncipe, que reafirmou, convicto.

 - É como vos digo. Só irei a Ricobayo se me casar com chamoa.

Preocupado Fernão Peres murmurou:

 - Isso é a guerra.

 - Que seja e se temeis, a minha mãe sabe como pará-la.

De cabeça perdida a rainha apontou o dedo ao filho:

 - Ainda não chegou o vosso tempo. Chamoa vai casar com paio Soares e ireis a Ricobayo! São as minhas ordens, sou a rainha!

- Não, minha mãe, não sois uma rainha. Sois apenas uma condessa mentirosa, e não farei o que me ordenais!

Irado, deu meia volta e saíu fechando a porta com estrondo. Na sala deu de caras com as suas irmãs, Bermudo e as três mouras. Urraca Henriques ainda tentou acalmá-lo, dizendo:

- Meu irmão, não vos zangueis com vossa mãe!

Porém, o descontrole apoderou-se dele. Aproximou-se de uma arca e com um gesto brusco levantou-a e atirou-a à parede. Depois num acesso de cólera imparável, pegou num banco corrido e lançou-o contra a porta do quarto da mãe.

De seguida, dirigiu-se a uma mesa onde estavam inúmeras escudelas de barro, e varreu-as com o braço para o chão, onde se desfizeram em cacos.

As únicas pessoas que se aproximaram foram Sancha Henriques e Fátima, mas logo que as viu perto o príncipe ergueu o braço e preparava-se para o descer quando Fátima por entre dentes, o provocou:

 - Não lutais com mulheres, já sabeis que perdeis.

Site Meter