quarta-feira, novembro 25, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)



Episódio Nº 118


















Ela dormia com a outra criada lá em baixo, junto às cozinhas, mas ouvira uma porta bater, no andar de cima, e levantara-se para a fechar.

“O ferrolho deve estar estragado” pensou. Tinha de dizer a Taxfin que mandasse substitui-lo. Podiam pedir ao almocreve que trouxesse outro de Córdova, havia lá bons ferreiros.

De súbito, alarmou-se! Ouviu um gemido de sofrimento no andar de baixo. Abu Zakaria já partira, mas as pessoas em Córdova e nas aldeias em redor consideravam o castelo de Hisn Abi Cherif seguro, os portões estavam sempre cerrados à noite, era praticamente impossível alguém entrar.

Contudo, uma vaga de medo percorreu o seu corpo. Num pulo aproximou-se de um armário, na sala ao lado do quarto de Taxfin. Já enfiada lá dentro, ouviu passos e pouco depois uma voz, no quarto de Taxfin.

- Matei a vossa criada, cortei o pescoço à velha.

Taxfin estava deitado, acordara com o barulho da porta a bater e vira um vulto entrar no quarto. Agitado, reconheceu de imediato aquela voz, ouvira-a muitas vezes, nos nove anos que estivera com o califa.

Aquele timbre rouco e ciciado era inconfundível. A morte com duas pernas encontrava-se ali, no seu quarto, no seu castelo! Encostou-se para trás na cama, com as costas apoiadas na parede.

O outro continuou junto à porta, talvez temesse a chegada de alguém.

De repente, atirou algo na direcção de Taxfin, algo que atravessou o quarto a voar e aterrou aos pés dele. Era a cabeça de uma das criadas velhas.

Em silêncio, Taxfin rezou pela mulher morta. O homem acrescentou:

 - Nem me viu.

Depois perguntou.

- Há mais alguém neste castelo, alem de vós?

O marido de Zulmira manteve-se calado e o homem insistiu. Vi roupas de outra mulher. Onde está ela?

Taxfin não o iria ajudar. Por isso mentiu.

- Partiu ontem à noite para Córdova. O filho está doente.

Ouviu o outro suspirar e afirmar.

- Estais a mentir. Foi com Abu Zakaria para Coimbra?

Taxfin ficou aterrado. Como é que ele sabia? O homem devia ler os seus pensamentos, pois elucidou-o:

 - O vosso leal Abu foi imprudente. Falou demais em Córdova. Por lá ninguém gosta muito de vós.

Não era novidade, mas pelo menos Taxfin conseguira desviar a atenção dele. Esperava que a segunda criada se conseguisse manter escondida. Onde estaria?

Olhou para a cabeça cortada na sua cama. A outra criada, mais nova do que a que morrera, costumava ir muitas vezes à Arrábida onde estava enterrado o primeiro marido de Zulmira.


Site Meter