sábado, novembro 21, 2015

     Bob, está preocupado com António Costa
O Bob










O embaixador de Portugal nos E.U.A. em Portugal, Robert Sherman, está preocupado com o futuro governo do PS que aí vem por causa do apoio parlamentar que António Costa negociou junto dos partidos à sua esquerda, o PCP e o BE.
Diz ele, o Bob, que quando era jovem o seu pai lhe dizia. “mostra-me com quem são os teus amigos, dir- te-ei quem és”.
O seu passado de advogado em Massachusetts não o envergonha, pois apoiou centenas de pessoas que processaram a arquidiocese de Boston por terem sido vítimas de pedofilia e, politicamente, foi doador da campanha de Barack Obama.
Para mim, que não sei mais dele, são boas razões para o considerar boa pessoa mas, é natural que, como americano, quando se lhes fala em comunistas ficam, não de pé atrás, mas com tudo atrás.
Há um contencioso histórico relativamente recente que justifica essa aversão. A história dos mísseis U2 instalados em Cuba, no tempo do Presidente Kenedy e do meu, a longa guerra fria, e aquele entendimento que os soviéticos tinham da sociedade, dirigida, planeada e sem liberdades individuais, mexia fortemente com as características do povo americano e do seu amor às liberdades individuais.
Portanto, eu compreendo os receios do Bob mas ele é embaixador no nosso país e, por isso, tem obrigação de conhecer bem os líderes dos nossos principais partidos, especialmente António Costa que está prestes a ser 1º ministro.
Uma vida inteira, quase 50 anos de provas dadas de democracia e de defesa da liberdade do líder do PS não serão suficientes para o deixar descansado?
Será que António Costa não explicou tudo bem explicadinho sobre o tipo de apoio do PCP e do BE, nomeadamente quanto à NATO.
Que os adversários internos de António Costa se “sintam” muito preocupados com as posições anti Nato dos dois partidos à esquerda do PS, compreende-se, é a luta política e, vindo de quem vem admiraria era se não viesse, mas o Sr, Embaixador, creio eu, não entra nessa luta, pois não?...
Se ele se quer preocupar porque não com a possibilidade de Donal Trump vir a ser o próximo Presidente do seu país? – É que eu, que não sou americano, preocupar-me-ia se não tivesse confiança no bom senso da maioria dos compatriotas do embaixador Robert Sherman.


Site Meter