quinta-feira, dezembro 10, 2015

Esperança
Em que ficamos?


















Na sondagem agora realizada e vinda a público, hoje, no meu jornal DN, do total da Amostra Consultada, tendo em conta os resultados eleitorais, 52% acham que quem deveria ser 1º Ministro era Passos Coelho e só 37%, António Costa.

Mas, do mesmo Total de Amostragem, 49% acha que António Costa foi a melhor solução para o país e só 35% entende que não.

Parece-me haver aqui uma contradição que me leva a perguntar: - Afinal em que é que ficamos?...

Foi tudo tão novo e surpreendente, estamos ainda tão em cima do acontecimento, que as cabeças das pessoas estão baralhadas.

Passos Coelho, sentadinho no seu lugar do Parlamento, calado, menino bem comportado, não se manifesta, os outros, seus lugares tenentes, que falem e protestem, ele já disse o que tinha a dizer: - que tudo aquilo é ilegítimo!...

É esta agora a sua estratégia: o mais possível em silêncio aguardando as próximas eleições legislativas, sejam elas quando tiverem que ser, para tentar a almejada maioria absoluta que lhe permita governar de novo o país de acordo com a sua política neo-liberal de privatizar, vender e reduzir.

Esta inesperada e arrojada solução de António Costa talvez lhe tenha atrasado os planos.

A governar o país com toda a oposição em maioria contra ele, a sua política seria de confrontação para provocar, o mais rapidamente possível, eleições com o grande argumento de que, em minoria, não o deixavam governar.

Na actual situação perdeu a iniciativa, nada pode fazer, está nas mãos da Catarina, do Jerónimo e do António...

Se eles se entenderem e, acima de tudo, se ele governar bem dentro dos condicionalismos, irá ter que esperar muito e o papão dos comunistas e da NATO e da reestruturação da dívida, irão esboroar-se para todo o futuro...

Costa está no arame, pôs-se lá pelo seu pé, percebendo, como político perspicaz e corajoso, que depois de perder escandalosamente as eleições, esta era, de facto, para ele, a única possível solução.

Depositou o seu futuro político e o futuro do país nas mãos da Catarina e do Jerónimo apoiado na sua enorme capacidade de negociação e entendimentos.

Passos, ficou e ainda está, atordoado mas, nestas coisas da política, vamos ter que esperar no dia a dia, com esperança, optimismo e confiança... que raio, o passado recente foi tão mau porque não haveremos de esperar melhor destas pessoas mais consensuais, menos irritadas e, para mim, mais simpáticas?...

Site Meter