quarta-feira, dezembro 30, 2015

Sampaio da Nóvoa - o meu candidato
Presidenciáveis




















Dez, são dez os nomes já aprovados para concorrerem às eleições de Presidente da República de Portugal, no próximo dia 26 de Janeiro.

Embora a campanha oficial ainda nem sequer tenha começado, prevê-se uma grande indiferença já que, desta vez, a eleição ameaça tornar-se a simples nomeação de um candidato cujo favoritismo é total: ganha à primeira, segundo as sondagens e, continuará a ganhar á segunda, se a houver, ainda de acordo com todas as sondagens.

Vai, portanto, ser um tédio em termos competitivos o que, não quer dizer, que não possa haver intervenções interessantes de alguns dos outros candidatos, por mais que sejam os lugares comuns que são inevitáveis nestas situações.

Marcelo Rebelo de Sousa é o “homem da casa”: -  “Ó mulher, anda ouvir o Prof. Marcelo!... Foi assim, durante anos aos Domingos à noite.

Sem contraditório, falando em monólogo, os portugueses “beberam” as palavras de Marcelo como a da verdade, quer ela fosse ou deixasse de o ser.

Era assim para o comum dos cidadãos: o grau de convicção, o tom professoral, a simpatia do comentador tornavam-no indiscutível... ele era a verdade para todos os portugueses, o homem que vinha dizer quem tinha razão...

Contudo, não votarei em Marcelo. Antes de mais porque não gosto de vencedores antecipados. Faz-me lembrar outros tempos... e, também, se ele é assim tão favorito não precisa do meu voto, embora reconheça a fragilidade deste argumento.

Em segundo lugar, desperta-me alguma reserva uma pessoa que reza o Terço enquanto nada no mar por considerar esse um momento apropriado.

Desculpem os crentes e os católicos, mas isto cheira-me a fundamentalismo ou exibicionismo religioso e, nestes casos, pergunto-me sempre, o que mais será ele capaz de fazer para além de rezar o terço a nadar?...

Este homem está tão envolvido na política como protagonista e comentador que, uma vez eleito, nunca será um dos “nossos”, mas um dos “deles”, desse grupo de pessoas  que se tornou numa classe e que desde a Revolução do 25 de Abril vem comandando os destinos de todos nós.

Foi sempre Prof. da Faculdade de Direito, tal como Sampaio da Nóvoa, um académico, Professor e Reitor da Universidade de Lisboa, mas sem trajecto político-partidário, embora sempre se tenha manifestado atento às questões políticas e sociais como homem de esquerda que “carrega” agora consigo, nesta candidatura, o apoio de três ex-presidentes da República: Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio que eu sempre muito estimei e  em quem sempre votei.

Sinceramente, depois desta experiência traumatizante que foi a de Cavaco Silva na Presidência da República, todos devíamos estar sensíveis aos aspectos de carácter e, por causa deles, confio em três dos meus ex-Presidentes e vou votar Sampaio da Nóvoa.

Site Meter