segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 196



















Foi Gonçalo quem me relatou o sucedido em Tui, entre aqueles dois. Segundo me disse, ouviu e viu tudo o que se passou naquele alpendre.

As promessas mútuas de Chamoa e o príncipe fizeram eram, pois conhecidas apenas de nós os dois e de minha esposa, a quem as divulgou e se angustiou.

 - Que loucura... Ó minha irmã, que haveis feito?

Minha esposa cumpria as regras, como eu. Para nós os votos do casamento eram sagrados. Só que, como todos sabemos, a fidelidade é uma terra linda e sempre prometida, mas com muito poucos habitantes.



Soure, Abril de 1128


Naturalmente, naquele tempo ninguém sabia quase nada sobre o fedayn, a morte com duas pernas.

Como poderíamos adivinhar que em Marraquexe, um irado Ali Yusuf o mandara voltar a Coimbra?

Da mesma forma, era-nos impossível saber que em Março desse ano ele partira da capital do califado almorávida e, depois de passar por Silves e Lisboa, chegara finalmente a Santarém, onde se apercebera de que as permanentes provocações de Abu Zakaria aos cristãos estavam a perturbar o wali da cidade, que o mandara prender.

Contudo, e curiosamente, a população local não vira isso com bons olhos.

Conhecedores da paixão de Abu Zakaria por Fátima, as gentes de Santarém já cantavam rimas sobre eles e nutriam um verdadeiro fascínio por aquele homem que arriscava a vida por amor.

A Morte com Duas Pernas deve ter sentido que a estima do povo se estava a virar contra o wali e que Abu Zakaria, tal era a sua popularidade, poderias ascender a um estatuto de líder capaz de inverter a política local.

Portanto, ante que Santarém entrasse em convulsão, decidiu avançar para norte, aproximando-se de Coimbra.

Depois de tudo o que descobri sobre a assassin, é hoje lógico concluir que no verão anterior ele assistira de longe á batalha entre Abu Zakaria e os cavaleiros de Soure, e vira a bruxa de negro.


Provavelmente falara dela ao califa. Provavelmente, este mandara matá-la também, e o fedayn bateu a região durante algum tempo até a descobrir.

Site Meter