sábado, fevereiro 20, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 195





















O portucalense lançou-lhe um último e desesperado pedido:

- Vinde ter ao meu quarto!

Zaida deu-lhe um novo e rápido beijo na boca e prometeu:

- Um dia, hoje não, a minha mãe não deixa.

Levantou-se no preciso momento em que Zulmira entrava na sala. Gonçalo lançou-lhe um adeus desolado, mas mal as duas desapareceram, praguejou:

 - Irra, é pior que uma cristã!

Despejou mais vinho pela goela abaixo e depois dirigiu-se ao alpendre, onde perguntou a Chamoa com descaramento:

 - Há soldadeiras em Tui?

A rapariga desaprovou tal conduta, mas perante a insistência dele indicou-lhe o local, e Gonçalo fingiu afastar-se, resmungando.

Chamoa contou então ao príncipe que as mouras tinham dificuldade em entregar-se aos cristãos.

A Zaida ainda é virgem. A irmã também, mas tem o seu amado.

Narrou a bela paixão de Fátima por Abu Zakaria que remontava à infância e era correspondida, pois ele tentava resgatá-la aos cristãos.

É uma cantiga de amor – murmurou.

Afonso Henriques sorriu-lhe.

E a nossa, que cantiga é, de amor ou de amigo?

A rapariga mordeu o lábio atormentada.

Meu coração é vosso, mas meu corpo é de meu marido. Carrego mais um filho no ventre, não me posso dar a vós.

Afonso Henriques olhou para o céu estrelado e respirou fundo.

 - Podia raptar-vos hoje, vosso tio não está cá, ninguém me impedia. Mas acho que já não sou o vosso amado.

Chamoa protestou:

- Ora, que tolice. Não sei é se ainda me amais!

De súbito, com ar angustiado, perguntou:

- Ides fazer a guerra a Dona Teresa?

Afonso Henriques manteve-se calado, mas Chamoa conhecia as vontades violentas que percorriam o Condado. Aflita, murmurou:

 - Meu marido e meu amado em luta um com o outro...

O príncipe recordou-lhe a sugestão que fizera a Paio Soares de se juntar aos portucalenses, mas Chamoa receava que Fernão Peres mandasse matar o marido, se este o traísse.

De repente abraçou fortemente o príncipe e pediu-lhe:

 - Meu amado, prometei-me que se houver batalha contra meu marido não o matareis!

Afonso Henriques suspirou.

Bela Chamoa, as batalhas são imprevisíveis. Por vezes nem sabemos contra quem estamos a lutar!

A rapariga insistiu ainda com mais ênfase.

É o pai dos meus filhos, não o mateis, prometei-me.

Em troca, o príncipe pediu-lhe que deixasse Paio Soares depois do nascimento do segundo filho, o que ela aceitou.

Então abraçaram-se , repetindo a promessa mútua e deram um beijo longo na boca. De repente Chamoa abriu um sorriso malandro.

Desejais que vos prove o meu amor? – perguntou.

Sorrindo, ajoelhou à frente do príncipe e ali, no alpendre, sob o belo luar de Tui, beijou-o como fizera junto ao rio da Loba, em Viseu.

Site Meter