sábado, fevereiro 06, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 183






















Paio Soares olhou para O Trava e relembrou:

 - Temos de nos preocupar com os sarracenos. Soure não tem capacidade para se defender sozinha!

Crente de que os perigos dos ataques eram mais relevantes do que o destino das mouras, o Trava prometeu à sobrinha convencer a rainha.

Encantada, Chamoa agradeceu ao tio, beijou o marido e fez uma pequena vénia ao0 jovem templário, sorrindo a Mem quando saía.

De seguida, o Trava perguntou a Ramiro se acreditava que Soure resistia a um ataque sarraceno, e ele balbuciou que não.

Nesse caso, pediremos ao príncipe que nos mande parte das suas tropas para defendermos Coimbra e Soure, dos infiéis.

Podereis ir a Guimarães buscá-las, Paio Soares? – perguntou Fernão Peres.

O Mordomo –Mor acatou a ordem e o Trava sorriu-lhe, com suspeita astúcia, mas quase todos desconheciam as ocultas razões daquele contentamento.

Desculpado das suas acções, Mem saíu da sala com Ramiro, notando que ele estava muito pálido e parecia doente. Um pouco mais tarde, já no pátio da alcáçova e enquanto a comitiva de Paio Soares partia, levando Chamoa e as três mouras numa carroça coberta, Mem reparou que Ramiro se encostava à parede da torre de menagem, para não tombar.

Triste acenou um adeus às mouras e viu Zaida e Zulmira soprarem-lhe beijos pelo ar, colocando as mãos à frente das bocas.

Surpreendido, viu que Chamoa as imitava. Depois, regressou para junto de Ramiro e deu com ele desmaiado.

O elemento importante deste episódio reside na inesperada reunião ente Chamoa e as três mouras. Foi assim que elas vieram a saber da relíquia.

Aos poucos, forjaram uma amizade com a rapariga galega, especialmente, Zaida, que se mostrou calorosa desde o início, e logo ali na carroça descreveu alegremente a Chamoa, as peripécias que haviam vivido, enquanto embalava ao colo o filho desta e de Paio Soares.

Quando contou o que se passara na caverna, sem omitir os pormenores, Zulmira suspirou:

 - Ai, Mem querido que saudades vou ter.

Sorrindo-lhe, Chamoa logo se lamentou:

 - Que pena o almocreve não poder ir mostrar-nos uns vestidos a Tui!

Minha irmã Maria é que tinha razão: Chamoa era uma atrevida, e essa sua característica ia custar-nos a todos muito caro!



Guimarães, Outubro de 1127



Quando as recebeu pela primeira vez o príncipe não acreditou nas notícias. As tropas de Afonso VII haviam atravessado o rio Minho? 

Site Meter