sábado, fevereiro 27, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos do Amaral)

Episódio Nº 201






















Com o alfange na mão o fedayn murmurou:

 - Ouvi falar de vós. Mas já não sirvo Ibn Sabbath, sirvo o califa Ali Yusuf, e por isso vou matar-vos.

Dando um salto, levantou a arma e caiu sobre Gondomar. O velho cavaleiro ainda tentou suster o primeiro golpe com a sua espada, mas a força do outro desequilibrou-o, e o joelho esquerdo falhou-lhe.

Mais rápido, o fedayn voltou a erguer o alfange e golpeou Gondomar num braço e depois nas costelas e na barriga.

O velho cavaleiro caiu, em grande sofrimento. Então, o fedayn preparava-se para o degolar, mas nesse instante ouviu-se um silvo e ele dobrou-se, enquanto uma flecha lhe raspava as costas.

Atirou-se ao chão, rebolou, e quando se escondeu atrás de uma pedras viu Ramiro e Mem à saída de um dos túneis, do outro lado da gruta.

Os dois tinham seguido Gondomar por um túnel diferente e ambos estavam com arcos, Ramiro recarregava uma nova flecha e Mem apontou a sua.

O fedayn levou a mão ao bolso e atirou as duas últimas bolas de fogo na direcção deles. Quando rebentaram as labaredas, deu um salto e correu para um túnel, enquanto a flecha disparada por Mem lhe rasava o braço direito.

Mal o assassin desapareceu, Ramiro dirigiu-se a Gondomar e Mem desatou a correr para a fogueira, para tentar ajudar a mulher de negro.

As suas vestes e as suas carnes já ardiam e ao ver Mem ela ordenou-lhe que procurasse uns pós que estavam dentro de uma caçarola de barro, o que o almocreve fez.

Ansioso regressou a correr para junto das chamas, começou a atirar-lhes o pó e conseguiu sustê-las.

Então saltou para o meio da fogueira e retirou a mulher. De seguida pousou-a no canto mais próximo da caverna e atirou ainda mais pó apagando as chamas que a torturavam.

Tremendo de dores, a mulher meteu a mão dentro da caçarola e desatou a esfregar-se com pó, ordenando a Mem:

 - Ide ajudar o mestre, não pode morrer, é o único que viu a relíquia!

Mem hesitou, mas ela insistiu e ele correu para junto de Ramiro. Percebeu logo que Gondomar estava condenado. O fedayn tinha-lhe rebentado o ombro, mas também as costelas e parte da barriga e o sangue escorria desgovernado.

O manto do velho cavaleiro estava tingido de vermelho e Ramiro, debruçado sobre ele, procurava entender as suas últimas palavras:

 - Vosso pai... a relíquia... ele sabe quem é o terceiro...

As forças abandonaram-no e o mestre da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo morreu nos braços de Ramiro. Desgostoso, este pousou-o na chão, fechou-lhe os olhos e disse a Mem:

 . A bruxa tem de nos contar o que sabe.

O almocreve virou-se para trás, mas, para sua surpresa, não viu a mulher. Levantou-se e praguejou:

 - Fugiu!

Site Meter