quinta-feira, abril 21, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 246



















Depois acrescentou:

- O príncipe de Portugal vai ser um grande rei, só um homem assim consegue matar um assassin.

Mem continuava sem saber responder à questão que Afonso Henriques queria ver esclarecida, e voltou a repeti-la, o que levou a velha criada a olhar para Miguel Salomão.

-Vós sabeis... Sois letrado, conheceis a história de Córdova.

O pároco confirmou, com um aceno de cabeça, e Mem olhou-o, surpreendido. Ao vê-lo assim, a criada perguntou-lhe:

 - Sabeis o que foi o califado de Córdova.

Referiu que tudo o que se dissesse era pouco. Fora o mais espantoso califado muçulmano da história, maior do que o de Bagdad.

- Mas – murmurou a velha criada – mesmo um grande califado acaba.

Depois da morte de Al-Mansor, gerara-se uma terrível guerra civil, a fitna. Em vinte e dois anos, tinham existido onze califas!

Córdova assistiu a um banho de sangue permanente e o califado ruiu, destroçado pela corrupção, pela ganância, pela brutalidade.

Num gesto final de desespero, alguns notáveis da cidade procuraram o último descendente da família que reinara quase trezentos anos, os Benu  Umeyya. Era um bisneto de Al-Rahmam e chamava-se Hixam.

- Foi o último califa de Córdova – disse a criada.

Mem estava espantado. Agora tudo começava a fazer sentido.

 - O terceiro homem que está na Arrábida, o pai do primeiro marido de Zulmira? – perguntou.

Hixam III reinara apenas quatro anos, tentando apaziguar os ânimos, unir as facções, reorganizar a administração, evitar o derramamento de sangue. Mas o califado de cordovês estava amaldiçoado, o seu destino já fora traçado.

Como Hixam III disse uma vez, os cordoveses nem sabiam governar-se, nem deixavam que os governassem – murmurou a velha criada.

Sem forças para suster a anarquia, Hixam III renunciara ao título de califa e deixara Córdova, retirando-se para o seu castelo na serra morena.

Contudo, como o perseguiram, teve de escapar para Lérida, onde viveu mais alguns anos até morrer.

Hixam III era um homem bom – declarou a velha criada.

Os familiares trouxeram o seu corpo para o castelo de arenito na serra Morena e depositaram-no no mausoléu, com a cara virada para Meca.

Porém, poucos sabiam que, uns anos antes de morrer e já depois de ter abandonado o trono, Hixam III tinha casado em segredo e tivera gémeos. Ao rapaz dera o nome Hixam de Hisn Abi Cherif.

O filho do último califa de Córdova. Foi com ele que Zulmira casou – murmurou a criada.

Décadas mais tarde, os ricos homens de Córdova tentaram convencer Hisham de Hisn Abi Cherif a recuperar o trono que pertencera a seu pai, mas ele nunca o aceitara,

Preferiu aproveitar a riqueza da família para viajar, cultivar-se, conhecer cidades do mundo, em vez de liderar batalhas pela impossível ressurreição de Córdova.


Site Meter