sexta-feira, junho 24, 2016

Adeus , Inglaterra.  Bye-Bye
Prontos... já foram!











A índole dos povos guarda segredos que não cabem nos cálculos dos comentadores, analistas, simples opinadores, mais ou menos entendidos.
Todos falharam... e tinham 50% de probabilidades de acertarem...
Os ingleses fazem-me lembrar aqueles miúdos irrequietos e imprevisíveis que fazem sempre tudo ao contrário do que lhes dizem por simples espírito de contradição... é uma tentação à qual eles não resistem.
Há!, queres que eu fique, pois então, saio. Deitámo-nos com a Inglaterra, acordámos sem ela.
Lembro o meu cronista de eleição, Ferreira Fernandes, do DN que disse que sabia que a Inglaterra ia ficar porque tinha acesso a sondagens infalíveis dos Bancos e das Bolsas, em resumo dos donos do dinheiro.
Disse até que a política financeira garante certezas que o futebol é incapaz.
Já disse aqui, no Memórias Futuras que, para mim, os ingleses são enganadores, misteriosos, para nós, que não pertencemos à sua cultura, nem conhecemos profundamente a sua maneira de pensar e reagir. São uma espécie de chineses cá do sítio...
 Aí os temos, corajosos e destemidos como sempre foram, sosinhos... Agora, sem a Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales... lá se foi o Reino Unido.
Amanhã, o mundo recomeça diferente, porque a seguir à Inglaterra, vem a Holanda, a França da Srª Le Pen, a Grécia que está e não está, depende do Srª Merkel/Shauble... e, finalmente, a própria Europa que, teimando em tratar igual o que é desigual, arrisca a desfazer-se.
Será capaz de se reajustar, ou as forças centrípetas accionadas, agora, pela Inglaterra que parecia estar perfeitamente à vontade, com a sua libra de séculos, fora do espaço Shengen, com Tratados especiais negociados só para ela, recentemente, entre o seu 1º Ministro e Merkel que até o levaram a dizer que já não precisavam de Sair porque, no fundo, já estavam fora?
Ironia das ironias, nem o seu 1º Ministro os entende.
Tudo de pernas para o ar!... as próximas cenas vêm aí a seguir e não vão demorar muito!

Site Meter