quarta-feira, junho 08, 2016

Hillary e Trump



















Esta é a disputa que só poderia acontecer nos EUA. Depois do príncipe da palavra e do pensamento, Barack Obama, que cessa funções no próximo fim do ano, os americanos vão escolher agora entre uma mulher com passado político, experiência diplomática e conhecimento do mundo, com um “burgesso” ignorante cujo grande atributo e qualificação, é a de ser milionário e casar com mulheres que são beldades físicas acumulando com o facto de serem miss(es) “qualquer coisa”...

Os americanos, em matéria de votações, não são de fiar. 

Lembro-me bem das hesitações a quando, da primeira vez, escolheram Barack Obama que encantava meio mundo com os seus discursos, mas gerava desconfiança nos meios conservadores, ligados às armas e à religião do seu país e não fora uma grande mobilização da juventude através de sms e Internet e, provavelmente, teria sido derrotado.

É claro, que muitos americanos, espero que não a maioria, levam a sério este Trump, não obstante ser gozado nos media pela sua boçalidade e ignorância, e ainda repudiado no país de onde a sua mãe é natural, a Escócia, que o mandou bugiar com os seus investimentos imobiliários de campos de golf.

Os europeus também gostam de dinheiro mas não vivem deslumbrados por quem o tem. É mais natural, até, serem críticos e um político, candidato a Presidente, que viesse à televisão gabar-se de que era milionário, e ainda por cima da construção civil, não iria longe em matéria de votos.

O próprio Partido Republicano não o aceitou como seu candidato por não lhe reconhecer nem qualidades nem curriculum, mas os americanos, a quem os europeus devem em grande parte a liberdade em que hoje vivem, pela sua luta contra os exércitos de Hitler, têm destas coisas: deslumbram-se com o dinheiro, o que leva Trump a ir à televisão declarar, pujante de vaidade, que é milionário!

Claro que, no fim, lá para Novembro, quando a escolha vier a ser feita, irá prevalecer o bom-senso mas, de qualquer maneira, é já uma vergonha para aquele país, que é líder do poder militar no mundo, vergonha de que grande parte dos americanos nem se dão conta, mas que leva Barack Obama a afirmar que está deserto por poder entrar no debate eleitoral...

Hillary e Trump será o duelo mais feio dos EUA e quem o diz é a própria imprensa americana.

Site Meter