sábado, outubro 22, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)




Episódio Nº 101

















Um mês antes, quando uma noite observava as estrelas, vira dois vultos a abandonarem a cavalariça de Tui. O ligeiro luar permitia-lhe identificar, a mãe que compunha a saia, bem como o maldito Velho que chifrara o pai.

Com piedade deste, Chamoa nada lhe contara, nem o fez no presente, declarando apenas:

- Tendes razão, fugir é uma loucura.

Para tranquilizar o pai, regressou ao quarto, fingindo-se cabisbaixa, mas no seu íntimo preparou-se para uma aventura arriscada.

Quando a noite ia alta, abandonou os aposentos envolta numa manta escura e atravessou a alcáçova encostada às muralhas, imitando o filho quando este fugira de Tui. Sentiu no coração uma vertigem nervosa, por se saber mais próxima de Afonso Henriques.

Vou a caminho, meu amado.

Já a fugir pelo meio das árvores ouviu um barulho, ramos a partirem-se. Estacou com o coração aos pulos, com receio de dar de caras com um urso, embora fosse improvável tão perto do castelo.

Como não ouviu mais nada continuou. A floresta parecia tranquila, ouviu o piar miúdo de um pássaro e ao longe o rumor vago das tropas acampadas, a prepararem-se para a batalha.

Embrenhada nos seus pensamentos, a minha cunhada só viu o vulto que saíu de trás de uma árvore quando já era tarde demais.

Ai, Nossa Senhora!

O Velho foi rápido e pregou-lhe uma rasteira, enquanto dizia com desprezo:

 - Estúpida galega, desta vez vosso filho não vos vem ajudar!

Atarantada, Chamoa procurou no chão uma pedra ou um ramo com que se defender, mas depois percebeu que a ameaça do Velho não se concretizaria, pois uma voz, vinda da floresta gritou:

 - Trazei-a para o castelo!

Era seu tio Fernão Peres, mas Chamoa só o viu quando reentrou na alcáçova. Com a ponta da espada do Velho encostada às costas foi obrigada a fazer o caminho de volta, percebendo que aquele trio de espertos a enganara.

Sacana do Tugues...

Mem Tougues revelara a partida do Velho ao pai propositadamente, prevendo que Chamoa era avisada. Com isso expusera a colaboração de Gomes Nunes com a filha, uma traição à família trava que agora ambos iriam pagar.


Gomes Nunes, também estais contra nós! – acusou Fernão Peres.

Site Meter