quinta-feira, outubro 13, 2016

DIZERES

“ERRO CRASSO”



SIGNIFICADO: Erro Grosseiro

ORIGEM: Na Roma antiga, o poder dos Generais era tripartido. O primeiro Triunvirato foi constituído por Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Foi dado a este uma missão simples de atacar os Partos, pequeno e aparentemente inocente povo.
Crasso descurou qualquer estratégia e o resultado foi a derrota.







Texto de José Mário Silva


VIRGÍNIA WOOLF ( 1882-1941)No tempo que lhe coube viver, conseguiu impor uma voz feminina num mundo dominado por homens.

“Para escrever ficção, uma mulher precisa de dinheiro e de um quarto que seja seu”, afirmou num famoso ensaio. Ao longo da vida levou a frase à letra, como comprovam os nove romances e dois livros de contos que constam da sua bibliografia.

Pertenceu ao Grupo de Bloomsbury e ao Movimento modernista inglês, tendo contactado de perto com os principais intelectuais britânicos da primeira metade do século XX.

Atormentada pela depressão, pôs fim à vida como sentido trágico das suas personagens, afogando-se no rio Ouse com os bolsos cheios de pedras, depois de escrever ao marido uma pungente nota de suicídio.

A cena está reproduzida no romance As Horas, de Michael Cunningham (adaptado ao cinema em2002), que cruza a vida da escritora com a da protagonista do livro Mrs.Dalloway (1925). Um exemplo dos muitos ecos que a obra de Woolf continua a ter na literatura contemporânea.

O Que nos Ensinou
:

-  A utilização exemplar do monólogo interior.

Site Meter