sexta-feira, janeiro 20, 2017

Resultado de imagem para investidura de trump
A qualidade do discurso de investidura envergonhou Barack Obama

A Investidura

de 


Trump












Hoje, com a investidura de Trump, é um dia triste para a América que passa a ser representada por uma personalidade simplesmente indecente.

Afirma-se possuidor de uma fortuna de 10.000 milhões de dólares mas a estimativa, segundo a Forbes, ela não passará de 3.700 milhões, sendo que a sua dívida está calculada em 450 milhões.

De qualquer maneira, como ele sempre se recusou a apresentar a sua Declaração de Rendimentos, o que não deve ser fácil com 500 empresas espalhadas por todo o mundo em 16 ou 17 países, de 4 continentes, para além de ser um devedor crónico de impostos ao Estado, compreende-se a confusão que se estabelece no meio de tantos milhões.

O que já não se compreende muito bem é que este homem passe a ser, a partir de hoje, Presidente da maior, de longe, potencia militar do mundo, sujando a imagem de um país que tem sido, no pós-guerra, o timoneiro e o fiel equilibrador de poderes.

Por isso, o mundo está de luto, os EUA com mais razão e os americanos de certo envergonhados.

Juntamente com o sinistro Putin e seu aliado Erdogran, temos uma trilogia que deixam a União Europeia, a contas com a separação da Inglaterra, e sem uma liderança para alem do Sr. Shauble, que não se recomenda, e nos deixa a nós, Portugal e os países mais pobres do sul da Europa, em grande fragilidade.

Pacheco Pereira acha Trump tão mau que lhe chama revolucionário, não no sentido que costumamos usar de lutador pelas liberdades e defesa dos mais fracos e pobres, mas exactamente pelo contrário.

Ele acredita, ingenuamente, mas eu penso que é apenas um desejo dele e não ingenuidade, que Trump vai ser vítima de um impeachment como Dilma o foi no Brasil, mas eu não sou tão optimista.

Julgo mesmo que a maior curiosidade da política internacional, dada a projecção da América no mundo, é a de aguardar as cenas que se seguem nos próximos capítulos porque aquele homem é mau de mais para ser verdade e durar muito tempo continuando com os seus negócios agora como Presidente dos EUA.

A minha esperança é que os sistemas de segurança por todo o lado comecem a tocar as campainhas e, neste aspecto, desejo que ele continue a ser exactamente tal como ele é para apressar a sua saída.

Como gestor, Trump, chegou aonde chegou por fraudes, expedientes e incumprimento das suas obrigações. Ora, como ele não pode despedir os cidadãos americanos como fazia com os trabalhadores das suas empresas, parece-me que a sua situação como Presidente é insustentável a curto, médio ou longo prazo.

Há erros que se podem fazer em benefício próprio como empresário que não são possíveis como Presidente...  

Site Meter